CARACTERÍSTICAS DE PENSAMENTO ALGÉBRICO MANIFESTADAS POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.131-151Abstract
Este artigo apresenta parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado, realizada em um 5ª ano do Ensino Fundamental I, que investigou características do pensamento algébrico manifestadas por estudantes que ainda não tiveram contato com a simbologia algébrica formal. Foram aplicadas aos estudantes questões adaptadas dos documentos PDE/Prova Brasil – Plano de
Desenvolvimento da Educação e Modelo Teste Prova Brasil, 2011. Para realizar essa pesquisa utilizou-se os procedimentos relativos à Análise Documental e para a análise das manifestações do pensamento algébrico, seguiu-se etapas a luz da análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou que alguns dos participantes estabeleceram diferentes tipos de relações, formularam conjecturas e
validaram essas conjecturas por meio de experiências pessoais, interpretaram dados representados por meio de figuras, tabelas ou gráficos, utilizaram mais que uma notação para representar a mesma ideia matemática, apresentaram certo grau de generalização, bem como generalizaram por meio da utilização da aritmética.