REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.100-114Abstract
Neste artigo tem-se o objetivo de verificar de quais formas a Educação Estatística pode contribuir para a formação do engenheiro de produção. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativa, iniciada com a aplicação de um questionário para mapear o perfil dos estudantes de uma turma de graduação em Engenharia de Produção, em uma Instituição Federal de Ensino da Grande Vitória, Espírito Santo. O processo de análise sobre esse perfil foi elaborado de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam a existência de problemas em relacionar variáveis estatísticas com suas representações
gráficas. Como perspectiva teórica de elaboração e desenvolvimento do trabalho, foram observados indicadores oriundos da Educação Estatística, da Filosofia Contemporânea da Comunicação e de elementos da Psicologia ligada a questões de linguagem, considerando dimensões epistemológicas.