ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO REMOTO: UM ESTUDO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Authors

Abstract

The supervised internship is a formative component in the licentiate degree courses that allows the students to know the future field of professional activity and relate the theoretical and practical dimensions, which generate the praxis. The investigation aimed to understand the conceptions and challenges of students in the Mathematics degree course in supervised internship in the final years of elementary school carried out in the remote format. The basic theoretical-methodological framework used the studies of Anastasiou (2017), Freire (2001), Pimenta and Lima (2017), Sousa and Ferreira (2018), Tardif (2010), among others. As methodological indications, we adopted a qualitative approach, with the use of documentary data collection techniques carried out in internship reports prepared by future teachers. We highlight the relevance of preparing the reports based on the considerations of the interns, making it possible to know the importance of the internship, based on the revelations learned by students in the training of Mathematics teachers, establishing theoretical and practical links with basic education, mentioning the need for teachers to know the new technologies to aid in teaching.

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Author Biographies

Italo Breno Rocha Roseira, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Bolsista de pós-graduação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Bolsista de Iniciação Cientifica/Cnpq (2018-2019), experiências como monitor no Projeto de Extensão de Práticas Corporais e Cidadania-PCC (2016) e no Projeto de Extensão de Atividade Física, Esporte e Cidadania-NAFEC (2018) na UECE. Participou como bolsista do Projeto Eu Prático Saúde na Escola (2017). Integrante do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE/UECE) e do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/UECE).

Aliny Karla Alves de Freitas Lira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutoranda em Educação pela Universidade do Ceará (2021). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Especialização em Coordenação Pedagógica pela UFPE (2015) e em Psicopedagogia Institucional por Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão PE (2004). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - PE (2000). Atualmente, é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Belo Jardim, no Curso de Licenciatura em Música e atua na Coordenação de Avaliação de Cursos da Pró-Reitoria de Ensino do IFPE. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Docência na Educação Básica e no Ensino Superior (Formação de Professores - UPE, FACOL e IFCE). Tem especial interesse pelas temáticas: Política Educacional, Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação; Formação de Professores; Ensino e Aprendizagem, Ensino Médio Integrado e Formação Humana Integral. 

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Pedagogia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Administração Escolar e Gestão de Recursos Humanos e Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância (UFF). Mestre em Educação (PPGE - UECE). Doutora em Educação (PPGE - UECE) realizou pesquisas na área de Formação Docente e Avaliação do Ensino - Aprendizagem no Ensino Superior. Integrante do grupo EDUCAS. Experiência docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora de Didática - Cursos Referencial e Athenas. Coordenadora Escolar na Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Trabalhou como Pedagoga da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará atuando no Projeto Social Espaço Viva Gente como coordenadora dos cursos do eixo da capacitação. Docência nas áreas de Educação e Recursos Humanos, com ênfase em Educação na área de Avaliação Educacional e Administração na área de Recursos Humanos. Experiência em docência à distância em site preparatório para concursos e tutoria no Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC) oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Assessora Pedagógica do Curso de Pedagogia UAB/UECE. Atualmente professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994), especialização em pesquisa educacional pela Universidade Federal do Ceará (1992) e educação a distância pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará. Ministra aulas na graduação, especialização, Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação, Mestrado Profissional em Ensino de Saúde, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas, pesquisando na área de história da cultura e educação brasileira, avaliação e tecnologias na educação. Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do Estado do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre a temática história da educação brasileira, avaliação e educação a distância.

References

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Published

2022-12-01

How to Cite

Roseira, I. B. R., Lira, A. K. A. de F., Silva Neta, M. de L. da, & Magalhães Junior, A. G. (2022). ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO REMOTO: UM ESTUDO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 315–337. Retrieved from https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5191

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Section

Artigos Científicos