CONCEPÇÕES MULTIPLICATIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Authors

  • Jorge Williams Cunha Ferreira Universidade Federal do Pará
  • José Messildo Viana Nunes

Abstract

This article aims to analyze the multiplicative conceptions presented in a collection of mathematics textbooks for the early years of elementary education, from the point of view of the theoretical model of the multiplicative conceptual field. Of a qualitative nature and documentary approach, we analyzed a collection of mathematics textbooks for the early years of elementary school approved by the National Plan of the Textbook (PNLD) for the pedagogical work at this stage in the municipal school system of Belém, state of Pará. The results show that the multiplicative conceptions that condition the study of the multiplicative field within the textbook collection, which go through constructions of elementary ideas and notions related to the operations of multiplication and division, up to more complex ones that involve multiplicative thinking and reasoning.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BALDOR, Aurélio. Aritmética teórico practica. Madrid: Compañía Cultural y Distribuidora

de Textos Americanos. Códice, Ediciones y Distribuiciones, 1985.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa Qualitativa: significados e a razão que a

sustenta. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo, ano I, n. 1, pp. 07-26, 2005. Disponível

em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/7. Acesso em: 28 fev. 2022.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa em Educação Matemática: a prevalência da

pesquisa qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa:

v.5, n.2, 2012.Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1185. Acesso

em: 28 fev. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 28 fev. 2022.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. 9. ed. Lisboa: Livraria

Sá da Costa Editora, 1951.

CAULLEY, Darrel N. Document analysis in program evaluation. Evaluation and Program

Planning. Portland. v.6, pp. 19-29, 1983.

DANTE, Luiz Roberto. Ápis Matemática, 2º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3. ed.

São Paulo: Ática, 2017.

DANTE, Luiz Roberto. Ápis Matemática, 3º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3. ed.

São Paulo: Ática, 2017.

DANTE, Luiz Roberto. Ápis Matemática, 4º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3. ed.

São Paulo: Ática, 2017.

DANTE, Luiz Roberto. Ápis Matemática, 5º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3. ed.

São Paulo: Ática, 2017.

FERREIRA, Jorge Williams Cunha; NUNES, José Messildo Viana. Representações de

estudantes do 4º ano do ensino fundamental frente a problemas do campo multiplicativo: uma

análise de resoluções. Perspectivas da Educação Matemática. Campo Grande, v. 10, n. 23,

p. 624-644, 2017. Disponível em:

https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/search/authors/view?givenName=Jorge%20Willi

ams%20Cunha&familyName=Ferreira&affiliation=&country=BR&authorName=Ferreira%2

C%20Jorge%20Williams%20Cunha. Acesso em: 28 fev. 2022.

GRANDO, Neiva Ignês; NIEMANN, Flávia de Andrade. Campo multiplicativo: Análise de

tratamento e conversões nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Eletrônica de

Educação Matemática - REVEMAT. Florianópolis, v.10, n.1, p. 52-64, 2015. Disponível

em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n1p52.

Acesso em: 28 fev. 2022.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; SANTOS, Aparecido dos; MELINI, Vera Lucia. O raciocínio

de estudantes do Ensino Fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas.

Ciência&Educação. Bauru, v. 20, n.2, p. 527-533, 2014. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ciedu/a/QrTnTjTzRVW576mbqMH7cMd/abstract/?lang=pt. Acesso

em: 28 fev. 2022.

PHILLIPS, Bernard S. Pesquisa Social: estratégias e táticas. Rio de Janeiro: Agir, 1974.

SPINILLO, Alina Galvão; LAUTERT, Sintria Labres; BORBA, Rute Elizabete de Souza

Rosa; SANTOS, Ernani Martins dos; SILVA, Juliana Ferreira Gomes da. Formulação de

Problemas Matemáticos de Estrutura Multiplicativa por Professores do Ensino Fundamental.

BOLEMA. Rio Claro, v.31, n.59, 928-946, 2017.Disponível em:

https://www.scielo.br/j/bolema/a/3xhJw53dwsVyk7wv6Hd84Cc/abstract/?lang=pt.

Acessoem: 28 fev. 2022.

VERGNAUD, Gérard. Multiplicative structures. In: HIEBER, J. BEHR, B. Number

Concepts and Operations in the Middle Grades. Reston: NCTM, 1988.

VERGNAUD, Gérard. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des

Mathématiques, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990.

VERGNAUD, Gérard.Teoria dos Campos Conceituais. In: Nasser, L. Anais do 1º Seminário

de Internacional de Educação Matemática do Rio Janeiro, p. 1-26, 1993.

VERGNAUD, Gérard. A teoria dos campos conceituais. In: BRUN, Jean (dir.). Didácta das

matemáticas. Trad. Maria José Figueiredo. Lisboa: INSTITUTO PIAGET, p. 155-191, 1996.

VERGNAUD, Gérard.A criança, a matemática e a realidade. 3. ed. Curitiba: UFPR, 2009.

VERGNAUD, Gérard. Quais questões a Teoria dos Campos Conceituais busca responder?.

Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online. [S. l.] v. 9, n. 1, p. 5-28,

Disponível em:

https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/296.

Acesso em: 28 fev. 2022.

ZARAN, Maria Leme de O; SANTOS,Cintia Ap. Bento dos; CURI, Edda. Estruturas

multiplicativas: investigações e indicativos para o processo de ensino e aprendizagem no 5º

ano do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES. Vitória,

v.19, n.40, p. 89-110, 2014. Disponível em:

https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10731. Acesso em: 28 fev. 2022

Published

2022-09-14

How to Cite

Cunha Ferreira, J. W., & Nunes, J. M. V. . (2022). CONCEPÇÕES MULTIPLICATIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 133–151. Retrieved from https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5183

Issue

Section

Número Temático: Didática da Matemática