TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: UMA ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR ATÉ AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA

Authors

  • Franciane Alves de Almeida Secretária de Educação da Paraíba
  • Fernando Emilio Leite de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-7059-8050

Abstract

This article aims to analyze the didactic relationships between the teacher, the students and the mathematical knowledge related function, using the Theory of Didactic Situations (TSD), from the point of view of the teacher's didactic planning and action. The study, of a qualitative nature, was developed with a mathematics teacher and their respective students in the 1st year of high school at a state school located in the interior of Pernambuco. In order to meet our objective, this investigation started from the teacher's planning, through interviews, to the application of a didactic sequence in the classroom. The results showed that the most identifiable adidactic situations were those of action and formulation, which occurred together, it was not possible to distinguish one phase from the other. In addition, the validation of learning situations was transferred to the teacher, and institutionalization took place through problem solving by the teacher without effective interaction with students. We believe that this research can contribute to a reflection on the didactic relationship, pointing out some discussions to the theme addressed.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, F. E. L. O contrato didático e as organizações matemáticas e didáticas:

analisando suas relações no ensino da equação do segundo grau a uma incógnita. 2016. Tese

(Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática)- Universidade Federal Rural de

Pernambuco, Recife, 2016.

ALMEIDA, F. A. Sequência didática da proposição a aplicação: uma análise das

interações em sala de aula sob o ponto de vista das situações adidáticas. 2019. Dissertação

(Mestrado em Educação em Ciências e Matemática)- Universidade Federal de Pernambuco,

Caruaru, 2019.

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: UFPR, 2007.

BONFIM, R. S. Cônicas: Situações Didáticas para o Ensino Médio. 2015. Dissertação

(Mestrado Profissional)- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José

do Rio Preto, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de

Educação Básica, 2018.

BROUSSEAU, G. Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática. In: BRUN, J (Org.).

Didática das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 35-113.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de

ensino. São Paulo: Ática, 2008.

BESSOT, A. Une Introduction à la thèorie des situations didactiques. Master

“Mathématiques, Informatiques” de Grenoble 2003-2004. Nº 91. Oct. 2003.

CHARNAY, R. Aprendendo (com) a resolução de problemas. In: PARRA, C; SAIZ, I. (Org.).

Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 36-47.

CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o

ensino e a aprendizagem. Tradução: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2001.

COSTA, S. S. Função afim: resolução de problemas-mídias. 2010. Monografia (Especialista

em Matemática, Mídias Digitais e Didática)- Universidade Federal do rio Grande do Sul,

Porto Alegre, 2010.

DELGADO, C. J. B. O ensino da função a fim a partir dos registros de representação

semiótica. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica)-

Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, Duque de Caxias, 2010.

DORNELAS, J. J. B. Análise de uma sequência didática para aprendizagem do conceito de

função afim. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências)- Universidade Federal

Rural de Pernambuco, Recife, 2007.

FUNEZ, E. Proposta de uma metodologia de ensino sobre aplicações da função afim a partir

de situações problemas relacionadas à agroecologia. 2017. Dissertação (Mestrado

Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do

Paraná, Pato Branco, 2017.

GÁLVEZ, G. A didática da matemática. In: PARRA, C; SAIZ, I. (Org.). Didática da

matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 26-35.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S.F. (Org). Pesquisa Social: teoria, método e

criatividade. 28. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.

São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São

Paulo: Atlas, 2003.

OLIVEIRA, A. S. S. Uma engenharia didática para o ensino das operações com números

racionais por meio de calculadora para o quinto ano do ensino fundamental. 2015. Tese

(Doutorado em Educação Matemática)- Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

OLIVEIRA, M. M. Sequência didática interativa no processo de formação de

professores. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

REIS, L. A. C. Trigonometria no triângulo retângulo: as interações em sala de aula e a

construção do conhecimento. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática)-

Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2013.

ROZANSKI, E. F. Metodologia de ensino do conceito de função exponencial à luz da

teoria das situações didáticas. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional)-

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.

SELINGARDI, A. M. O estudo da função afim no ensino médio com apoio de uma

atividade experimental. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas)-

Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

TREVIZAN, W.A. Ensinando matemática por meio de situações potencialmente

adidáticas: estudo de casos envolvendo Análise Combinatória.2014. Dissertação (Mestrado)

– Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

Published

2022-09-14

How to Cite

de Almeida, F. A., & de Almeida, F. E. L. (2022). TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: UMA ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR ATÉ AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 238–260. Retrieved from https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5175

Issue

Section

Número Temático: Didática da Matemática