A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS COMO UMA PROPOSTA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
O objetivo desse artigo é mostrar a contribuição da construção de vídeos para a formação de conceitos matemáticos por um grupo de alunos dos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás, no município de Ipameri. A abordagem utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a qualitativa, na modalidade de estudo de caso. O processo de construção dos vídeos foi conduzido por meio do Trabalho com projetos, na dinâmica de Trabalho colaborativo e nas seis etapas para a produção de vídeos. A produção dos dados aconteceu a partir do desenvolvimento dos projetos de construção dos vídeos por meio de diferentes instrumentos de coleta, quais sejam, a plataforma Google Sala de Aula, registros fotográficos e em vídeo, notas de campo, questionário, diário de bordo dos alunos, observação participante, além das rodas de conversa. A análise dos dados se concretizou com base na Triangulação dos Métodos de investigação. O produto desta pesquisa apresenta-se na forma virtual e constitui-se de quatro vídeos produzidos pelos alunos, sob a orientação da pesquisadora. Os resultados demonstraram que a construção de vídeo nas aulas de Matemática contribui para a compreensão dos conceitos matemáticos, além de instruir os alunos a construir e editar vídeos envolvendo os conhecimentos matemáticos, motivar o seu interesse pela aprendizagem através da construção de vídeos, instigar-lhes o gosto e o interesse pela Matemática, amenizar suas dificuldades em relação à disciplina e incentivar o processo de ensino e aprendizagem colaborativo tanto nos professores como nos alunos.
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