Natureza, finalidades, modos de ensino e estratégias de aprendizagem
compreensões de professores e futuros professores de Matemática da Educação Básica
Resumo
Este artigo discute os modos como a matemática é compreendida, ensinada e aprendida por professores e futuros professores de Matemática da Educação Básica. O problema de pesquisa é descrito por: De que modo professores e futuros professores de Matemática compreendem a matemática, suas finalidades, seus modos de ensino e de aprendizagem? Com inspiração analítica no pensamento tardio de Ludwig Wittgenstein, e em pesquisas inscritas no campo da Educação Matemática, descrevem-se as concepções de matemática apresentadas por estudantes de cinco cursos de Licenciatura em Matemática, de uma instituição pública federal (2022) e por professores de Matemática (2023) em exercício na rede pública, em turmas de Educação Básica. Além disso, analisa-se como essas concepções se articulam com as possibilidades de ensino narradas por eles e com a compreensão que eles atribuem ao processo de aquisição/construção do conhecimento matemático. O material da pesquisa, produzido por meio de questionários on-line, construídos no Google Forms, foi organizado, descrito e analisado considerando as teorizações em que a investigação se inscreve. O movimento analítico realizado evidencia três grupos de sentido: o primeiro, que credita à matemática uma linguagem de comunicação com o mundo; o segundo, que coloca o domínio do conhecimento matemático e das formas de ensinar como condições prioritárias para o seu ensino e, o terceiro, que apresenta o investimento pessoal como condição majoritária para a aprendizagem da matemática.
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