Natureza, finalidades, modos de ensino e estratégias de aprendizagem

compreensões de professores e futuros professores de Matemática da Educação Básica

Autores

Resumo

Este artigo discute os modos como a matemática é compreendida, ensinada e aprendida por professores e futuros professores de Matemática da Educação Básica. O problema de pesquisa é descrito por: De que modo professores e futuros professores de Matemática compreendem a matemática, suas finalidades, seus modos de ensino e de aprendizagem? Com inspiração analítica no pensamento tardio de Ludwig Wittgenstein, e em pesquisas inscritas no campo da Educação Matemática, descrevem-se as concepções de matemática apresentadas por estudantes de cinco cursos de Licenciatura em Matemática, de uma instituição pública federal (2022) e por professores de Matemática (2023) em exercício na rede pública, em turmas de Educação Básica. Além disso, analisa-se como essas concepções se articulam com as possibilidades de ensino narradas por eles e com a compreensão que eles atribuem ao processo de aquisição/construção do conhecimento matemático. O material da pesquisa, produzido por meio de questionários on-line, construídos no Google Forms, foi organizado, descrito e analisado considerando as teorizações em que a investigação se inscreve. O movimento analítico realizado evidencia três grupos de sentido: o primeiro, que credita à matemática uma linguagem de comunicação com o mundo; o segundo, que coloca o domínio do conhecimento matemático e das formas de ensinar como condições prioritárias para o seu ensino e, o terceiro, que apresenta o investimento pessoal como condição majoritária para a aprendizagem da matemática.

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Biografia do Autor

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) do IFRS e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pela UNISINOS, na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital; Mestre em Ensino de Matemática pela UFRGS; Especialista em Coordenação Pedagógica, em Estatística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Matemática; Licenciada em Matemática. Integra os grupos de pesquisa: GPEDEB - Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica (IFRS), GIPEDI - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (UNISINOS) e GDFEM - Grupo de Pesquisa em Docências, Formação e Educação Matemática (UFPel). Desenvolve pesquisas vinculadas ao campo de formação de professores, em especial, discutindo as docências em Matemática e os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. 

Endhyel Erben, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Pós-graduada em Educação Matemática: Estratégias, Métodos e Tecnologias pela Unopar e em Aprendizagem Criativa e Pensamento Computacional pela Anhanguera. Licenciada em Matemática pelo Campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Professora contratada do Estado do Rio Grande do Sul. Durante a sua graduação, atuou como bolsista e voluntária em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso sobre Educação Inclusiva voltada para a inclusão escolar na área da Matemática, a partir de ações colaborativas.

Leandro Paiz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Cursando Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Gestão Escolar: Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Administração Escolar pela PUCRS (2013) e Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas pela PUCRS (2022). Possui experiência no acompanhamento e orientação da prática docente, desenvolvimento de projetos educacionais, formação de professores, prospecção de novos alunos e fidelização, mediação e acompanhamento de estudantes em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Atualmente é Coordenador Pedagógico dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Marista Aparecida e Tutor da Disciplina de Ética e Espiritualidade da Graduação da PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Gestão de Pessoas.

Crislen Guimarães Nery, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul. Professora contratada do Estado do Rio Grande do Sul. Durante a graduação, atuou como bolsista e voluntária em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Desenvolveu o trabalho de conclusão de curso na área da Formação de Professores com ênfase no Ensino e aprendizagem da Matemática Escolar.

Referências

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

Scopel Boff, D., Erben, E., Paiz, L. P., & Guimarães Nery, C. (2025). Natureza, finalidades, modos de ensino e estratégias de aprendizagem: compreensões de professores e futuros professores de Matemática da Educação Básica. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–14. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/9981

Edição

Seção

Artigos Científicos