Área do Triângulo

uma abordagem de ensino através da Resolução de Problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9946

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de parte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo é investigar as contribuições da implementação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas no ensino do conceito de área do triângulo, com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem de investigação-ação, coletou dados por meio de observação participante, análise das resoluções dos estudantes, anotações da pesquisadora e transcrições das interações dos estudantes entre si e com a pesquisadora. A análise dos dados, de caráter descritivo, visa identificar e interpretar padrões e temas emergentes da prática pedagógica. Durante a pesquisa, os estudantes trabalharam na resolução de um problema que envolve a formulação de estratégias para o cálculo da área do triângulo. Os resultados indicam que a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas promove um entendimento mais profundo e crítico dos conceitos envolvidos, tornando os estudantes protagonistas de sua aprendizagem. Conclui-se que a implementação da Metodologia favorece a construção do conceito de área do triângulo e promove a valorização dos conhecimentos prévios. Apesar dos avanços, observou-se dificuldade na generalização de fórmulas, indicando a importância de um trabalho contínuo.

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Biografia do Autor

André Vanderlinde da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP).
Docente do Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

Friedel, C., & Vanderlinde da Silva, A. (2025). Área do Triângulo: uma abordagem de ensino através da Resolução de Problemas . Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–18. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9946

Edição

Seção

Relatos de Experiência