A Geometria na formação do professor dos anos iniciais

revisão sistemática a partir da BDTD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9907

Resumo

A formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é um assunto discutido em diferentes pesquisas devido à sua complexidade. Estudos têm apontado para a fragilidade da formação recebida por esses profissionais nos cursos de Pedagogia, considerando-a um tanto generalista, o que pode acarretar lacunas na Formação Inicial do pedagogo. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar as teses e as dissertações produzidas no interstício de 2013 a 2023 com a temática “a Geometria na Formação dos professores dos Anos Iniciais”. Como metodologia, recorreu-se à revisão sistemática da literatura, tendo como base busca a plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os dados revelaram que, apesar de grande parte dos trabalhos apontar para uma fragilidade nos cursos de Formação Inicial do professor pedagogo, no que concerne aos conteúdos geométricos, são poucas as pesquisas que investigaram a Geometria na Formação Inicial desses profissionais.

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Biografia do Autor

Géssica Cristina Nicodemo Proença, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM, Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Mariana Moran, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, docente do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) e do Departamento de Matemática (DMA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual Maringá (UEM)

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Proença, G. C. N., Moran, M., & Verrengia, S. R. D. (2025). A Geometria na formação do professor dos anos iniciais: revisão sistemática a partir da BDTD. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–24. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9907

Edição

Seção

Artigos Científicos