Histórias em quadrinhos para ensino de objetos estatísticos
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9625Resumo
O presente texto, resultante de uma pesquisa qualitativa, traz uma Revisão Sistemática de Literatura. Relatamos avanços, vantagens didáticas e possibilidades do uso do gênero textual das Histórias em Quadrinhos (doravante denominado HQ) incluindo as charges, que utilizam os mesmos elementos das tirinhas. Nosso objetivo foi verificar de que modo os pesquisadores têm utilizado esse meio de comunicação como recurso para ensino de objetos estatísticos. Buscamos trabalhos científicos em diferentes repositórios e utilizamos como referencial teórico pesquisadores da área de Educação Estatística, além de autores que tratam o uso pedagógico dos quadrinhos. Os trabalhos acessados são de caráter interdisciplinar, voltados ao desenvolvimento da Literacia Estatística. A utilização das HQ variou desde a fase de incentivo dos estudantes, desenvolvimento de ciclos investigativos completos, até a avaliação de aprendizagens. O gênero textual presente nos quadrinhos também serviu à avaliação de aprendizagens em turmas do Ensino Fundamental.
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