Histórias em quadrinhos para ensino de objetos estatísticos

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9625

Resumo

O presente texto, resultante de uma pesquisa qualitativa, traz uma Revisão Sistemática de Literatura. Relatamos avanços, vantagens didáticas e possibilidades do uso do gênero textual das Histórias em Quadrinhos (doravante denominado HQ) incluindo as charges, que utilizam os mesmos elementos das tirinhas. Nosso objetivo foi verificar de que modo os pesquisadores têm utilizado esse meio de comunicação como recurso para ensino de objetos estatísticos. Buscamos trabalhos científicos em diferentes repositórios e utilizamos como referencial teórico pesquisadores da área de Educação Estatística, além de autores que tratam o uso pedagógico dos quadrinhos. Os trabalhos acessados são de caráter interdisciplinar, voltados ao desenvolvimento da Literacia Estatística. A utilização das HQ variou desde a fase de incentivo dos estudantes, desenvolvimento de ciclos investigativos completos, até a avaliação de aprendizagens. O gênero textual presente nos quadrinhos também serviu à avaliação de aprendizagens em turmas do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Geraldo Bull da Silva Junior, Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo

Possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1994), Rio de Janeiro. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Saberes, Espírito Santo. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC de Minas Gerais. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo. Atualmente é professor de Matemática - Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo. Tem experiência na área de ensino de Matemática nos níveis fundamental, médio e superior. Atua principalmente com os seguintes temas: Matemática do Ensino Fundamental e Médio, Educação Matemática, Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica.

Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, doutorado em Psicologia da Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, pós-doutorado em Resolução de Problemas de Matemática na Universidade de Lisboa - Portugal, pós-doutorado em Números Racionais e 4A-Instructional Model na Rutgers University - Newark - USA, pós-doutorado em Frações pela Rutgers University - Newark - USA. Professora titular de Matemática e docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Ifes. Foi Coordenadora Geral de Pesquisa e Extensão do Cefor - Reitoria - Ifes, Coordenadora Administrativa do Mestrado em Educação Agrícola UFRRJ-Ifes, Coordenadora da pós-graduação em Engenharia de Produção do Campus Cariacica - Ifes. É pesquisadora bolsista da Fapes desde 2018. Na Educação Matemática atua, principalmente, na formação de professores por meio do Lesson Study e desenvolvimento de investigações sobre variáveis da Psicologia Cognitiva - habilidade matemática, representação mental, teoria computacional da mente, resolução de problemas e teorias de aprendizagem.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Bull da Silva Junior, G., & Veiga Ferreira de Souza, M. A. (2024). Histórias em quadrinhos para ensino de objetos estatísticos: uma revisão sistemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–21. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9625

Edição

Seção

Artigos Científicos