Residência Pedagógica
uma análise comparativa das documentações do preceptor e do residente
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9567Resumo
Neste artigo, propomos identificar os distanciamentos e aproximações entre a documentação de um preceptor e a de seu residente na realidade de uma escola federal. Como arcabouço teórico, nos apoiamos na Abordagem Documental do Didático e na trajetória documental para compreender a história dos participantes com os recursos, seus usos, evoluções e origens. Considerando os princípios da Metodologia de Investigação Reflexiva, traçamos a trajetória documental do preceptor e do residente, identificamos os recursos e os esquemas de uso de cada um deles compondo seu trabalho documental relativo à equação de 1º grau e estabelecemos comparações entre os sistemas de recursos e o trabalho documental dos participantes. Os resultados revelaram semelhanças entre os recursos e diferenças entre os eventos das trajetórias documentais. Observamos um distanciamento entre o trabalho documental dos participantes, especialmente no que concerne ao uso de recursos humanos na composição de seus documentos. O estudo em questão nos permite inferir que as reflexões oportunizadas podem ter contribuído para que, tanto o professor em formação quanto o professor em exercício, tenham compreendido a importância do uso de recursos para o ensino de matemática. A partir das análises, podemos considerar que o trabalho colaborativo entre preceptor e residente pode contribuir para a ampliação do sistema de recursos e para o desenvolvimento profissional do professor.
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