Residência Pedagógica

uma análise comparativa das documentações do preceptor e do residente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9567

Resumo

Neste artigo, propomos identificar os distanciamentos e aproximações entre a documentação de um preceptor e a de seu residente na realidade de uma escola federal. Como arcabouço teórico, nos apoiamos na Abordagem Documental do Didático e na trajetória documental para compreender a história dos participantes com os recursos, seus usos, evoluções e origens. Considerando os princípios da Metodologia de Investigação Reflexiva, traçamos a trajetória documental do preceptor e do residente, identificamos os recursos e os esquemas de uso de cada um deles compondo seu trabalho documental relativo à equação de 1º grau e estabelecemos comparações entre os sistemas de recursos e o trabalho documental dos participantes. Os resultados revelaram semelhanças entre os recursos e diferenças entre os eventos das trajetórias documentais. Observamos um distanciamento entre o trabalho documental dos participantes, especialmente no que concerne ao uso de recursos humanos na composição de seus documentos. O estudo em questão nos permite inferir que as reflexões oportunizadas podem ter contribuído para que, tanto o professor em formação quanto o professor em exercício, tenham compreendido a importância do uso de recursos para o ensino de matemática. A partir das análises, podemos considerar que o trabalho colaborativo entre preceptor e residente pode contribuir para a ampliação do sistema de recursos e para o desenvolvimento profissional do professor.

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Biografia do Autor

Rosana Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

UFPE

Verônica Gitirana Gomes Ferreira, Universidade Federal de Penambuco

Atualmente como Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Pernambuco no CAA - Campus Acadêmico do Agreste, Pós-doutora (com Bolsa de Estágio Sénior da CAPES) junto ao IFÉ (Institute Français dÉducation) da ENS-Lyon na França, em 2017-2018, pesquisando na área de recursos docente para o ensino da matemática, Verônica Gitirana concentra suas pesquisas no desenvolvimento, uso e validação de recursos digitais para o ensino da matemática e formação dos professores, nesse contexto. Trabalha também com outros recursos, como Livro-didático, jogos matemáticos com materiais manipulativos. Coordenou, ainda, a avaliação em Matemática do Programa Nacional do Livro Didático de 2018, 2017, 2016. Bacharel e Mestre em Matemática pela UFPE, ela doutorou-se pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres em 1998, investigando o uso de softwares no ensino de Funções. Atualmente, pauta seus estudos na: abordagem documental do didático, orquestração instrumental, metaorquestração instrumental, orquestrações de formação, teoria dos campos conceituais e teoria dos esquemas, teoria histórico-cultural da atividade, CSCL e o registro de representação semiótica.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Silva, R. M. da, & Gitirana, V. (2024). Residência Pedagógica: uma análise comparativa das documentações do preceptor e do residente. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–25. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9567

Edição

Seção

Artigos Científicos