Equidade em uma sequência de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9551

Palavras-chave:

Equidade, Ensino Fundamental, Educação Matemática, Análise Textual Discursiva

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as perspectivas de equidade de uma professora durante o planejamento e desenvolvimento de uma sequência de ensino sobre números decimais, após a realização de estudos sobre o tema. Como aporte teórico, tem-se a equidade na perspectiva dos princípios e normas do National Council of Teachers of Mathematics, as dimensões da equidade propostas por Gutiérrez, a estrutura teórica das relações de equidade para aprendizagem dos conceitos matemáticos proposta por Santana e Castro, e justiça social na perspectiva de Rawls. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, tendo como participante uma professora de Matemática que leciona no 6º ano do Ensino Fundamental, que participou de um processo formativo sobre equidade. O critério de escolha da professora foi participar de todos os encontros formativos e etapas da pesquisa. Os dados coletados são provindos de áudio e vídeo gravações de encontros do processo formativo e do planejamento e desenvolvimento da sequência de ensino. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise, realizando a categorização dos dados. As perspectivas da professora são expressas através de suas falas e atitudes em sala de aula, que consideraram trazer o contexto dos estudantes para a sala de aula, ofertar recursos variados para o processo de ensino, ajustar o ensino de acordo com as necessidades dos estudantes, e considerar relevante a ampliação da busca das realizações futuras dos estudantes. Estas ações auxiliaram na promoção da equidade durante o planejamento e desenvolvimento da sequência de ensino, contemplando as dimensões e relações da equidade, além de aspectos da justiça social.

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Biografia do Autor

Rayane Vieira Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz. E-mail: prof.rvribeiro@gmail.com - OCID: https://orcid.org/0000-0002-0107-1543.

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Luana Cerqueira de Almeida, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014). Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2017). É doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

Ribeiro, R. V., Ribeiro dos Santos Santana, E., & Cerqueira de Almeida, L. (2025). Equidade em uma sequência de ensino . Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–23. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9551

Edição

Seção

Artigos Científicos