A relação entre ética comunitária e labor conjunto mobilizada por meios semióticos

um relato de experiência na pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9538

Resumo

Diante de um cenário de teorias educacionais ainda fortemente pautadas no individualismo, cuja aprendizagem seria produto do esforço individual do sujeito, surge a Teoria da Objetivação (TO) como uma teoria sociocultural de ensino-aprendizagem, baseada na filosofia de Hegel e no materialismo histórico-dialético de Marx e Ilyenkov, os quais reconhecem a relação da cultura com a constituição do sujeito. Na TO, a aprendizagem está relacionada ao processo de objetivação, considerado encontro com o saber, o qual depende dos meios semióticos e ocorre por meio da atividade, categoria ontológica central da teoria, denominada labor conjunto. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo evidenciar os meios semióticos que fomentam a relação entre a ética comunitária e o labor conjunto, a partir do desenvolvimento de uma atividade em uma aula na pós-graduação. Para tanto, utilizamos um recorte da intervenção de uma tese de doutorado, a qual tratava da orientação espacial. A atuação dos pós-graduandos se deu no sentido de que pudessem identificar os meios semióticos mobilizados no processo de objetivação da experiência retratada na tese. As primeiras observações apontam que os vetores da ética comunitária, responsáveis pelo labor conjunto, se fizeram presentes durante a maior parte do trabalho desenvolvido em sala. Além disso, os relatos dos pós-graduandos e suas ações ressaltam a importância dos meios semióticos na identificação dos vetores que constituem a ética comunitária, como o respeito, o cuidado e o compromisso dos entes do processo educativo.

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Biografia do Autor

Luciana Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), especialização em Educação Inclusiva, com ênfase em Educação Especial, pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2015), e em Educação Matemática: Teoria e Prática no Ensino Fundamental, pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (2018). Foi aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (2020.2) e concluiu o mestrado na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2024). Atualmente, atua como docente nas redes estaduais de ensino da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com interesse de pesquisa voltado às áreas de Cultura, Epistemologia e Educação em Ciências e Matemática. É membro do Núcleo de Pesquisa em História e Educação Matemática (NuPHEM) e do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GPEP), ambos vinculados à UFRN. Desenvolve estudos sobre a Teoria da Objetivação, Formação de Professores, História da Matemática, História da Educação Matemática e os Critérios de Adequação Didática aplicados à Educação Matemática.

Robson de Oliveira Santos, Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy

Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática sob uma perspectiva transdisciplinar, Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN e atua como professor - SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO (Ensino básico) e SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE (Ensino superior).

Vanessa Chaves Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN) integrada à linha de pesquisa "Educação, construção das ciências e práticas educativas". Licencianda em Pedagogia pela mesma instituição supracitada.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Silva, L. G. da, Santos, R. de O., & Medeiros, V. C. (2025). A relação entre ética comunitária e labor conjunto mobilizada por meios semióticos: um relato de experiência na pós-graduação. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–16. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9538

Edição

Seção

Relatos de Experiência