A relação entre ética comunitária e labor conjunto mobilizada por meios semióticos
um relato de experiência na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9538Resumo
Diante de um cenário de teorias educacionais ainda fortemente pautadas no individualismo, cuja aprendizagem seria produto do esforço individual do sujeito, surge a Teoria da Objetivação (TO) como uma teoria sociocultural de ensino-aprendizagem, baseada na filosofia de Hegel e no materialismo histórico-dialético de Marx e Ilyenkov, os quais reconhecem a relação da cultura com a constituição do sujeito. Na TO, a aprendizagem está relacionada ao processo de objetivação, considerado encontro com o saber, o qual depende dos meios semióticos e ocorre por meio da atividade, categoria ontológica central da teoria, denominada labor conjunto. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo evidenciar os meios semióticos que fomentam a relação entre a ética comunitária e o labor conjunto, a partir do desenvolvimento de uma atividade em uma aula na pós-graduação. Para tanto, utilizamos um recorte da intervenção de uma tese de doutorado, a qual tratava da orientação espacial. A atuação dos pós-graduandos se deu no sentido de que pudessem identificar os meios semióticos mobilizados no processo de objetivação da experiência retratada na tese. As primeiras observações apontam que os vetores da ética comunitária, responsáveis pelo labor conjunto, se fizeram presentes durante a maior parte do trabalho desenvolvido em sala. Além disso, os relatos dos pós-graduandos e suas ações ressaltam a importância dos meios semióticos na identificação dos vetores que constituem a ética comunitária, como o respeito, o cuidado e o compromisso dos entes do processo educativo.
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Referências
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