Estratégias de pensamento algébrico factual no Jogo da Onça
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9464Resumo
Este artigo investiga as estratégias matemáticas presentes no jogo da onça, cujo objetivo é refletir sobre a existência de um pensamento algébrico no tradicional Jogo da Onça, do povo indígena brasileiro Paiter-Suruí, a partir da análise das conexões entre o estrato factual do pensamento algébrico e este jogo de tabuleiro indígena. A reflexão inicia-se pela seguinte indagação: Quais as relações entre o Pensamento Algébrico e as estratégias de cálculos manifestadas durante as partidas do Jogo da Onça? Trata-se de uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e bibliográfica, na qual investigamos a lógica estabelecida durante as partidas do jogo indígena e as possíveis conexões com a busca de soluções para problematizações matemáticas surgidas. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura e a análise de estratégias de vitória nas partidas. Os resultados da pesquisa mostram que a dinâmica vigente na atividade lúdica corrobora com indícios de estratégias de pensamentos algébricos primários, necessários para um desenvolvimento, a posteriori, de alguma álgebra. Concluímos, daí, que os estudos sobre história para o ensino da Matemática, que envolvem o conhecimento dos povos originários brasileiros, evidenciam um rico campo de investigação.
Downloads
Referências
ADUGO OU JOGO DA ONÇA: um jogo dos indígenas brasileiros. Ludosofia, 2023. Disponível em: https://ludosofia.com.br/arqueologia/post-2/. Acesso em: 07 de julho de 2024.
BOAVENTURA NETTO, Paulo Oswaldo; JURKIEWICZ, Samuel. Grafos: introdução e prática. 2ª edição revista e ampliada. São Paulo: Edgar Blucher, 2017.
BUENO, Cibele de Oliveira Chibante. Matemática e suas tecnologias: na escola e na comunidade. Projetos integradores. Manual do professor. São Paulo: FTD. 1ª ed. 2020.
CARDOZO, Ivaneide Bandeira (Ed.). Códigos e normas Paiter Suruí. Porto Velho: Edufro, 2014.
CARRAHER, David W.; BRIZUELA, Bárbara M.; SCHLIEMANN, Analúcia D. Bringing Out the Algebraic Character of Arithmetic: Instantiating Variables in Addition and Subtraction. In: Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME), 24., 2000, Hiroshima. Proceedings [...]. Hiroshima: PME, 2000. v. 10, n. 4, p. 39-55.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Literacy, matheracy, and technoracy: a trivium for today. Mathematical Thinking and Learning, 1(2), 131-153. 1999.
GERDES, Paulus. Geometria Sona de Angola: Matemática duma tradição africana. Lulu, Morrisville NC 27560, USA. http://stores.lulu.com/pgerdes, 2008.
GERDES, Paulus. Exploration of technologies, emerging from African cultural practices, in mathematics (teacher) education. ZDM, v. 42, p. 11-17, 2010.
HØYRUP, Jens. Filosofi og Videnskabsteori på Roskilde Universitetscenter. 3. Række: Preprints og Reprints 1994 Nr. 1.
HØYRUP, Jens. Lengths, Widths, Surfaces. A Portrait of Old Babylonian Algebra and Its Kin, New York, Springer, 2002.
HØYRUP, Jens. What is “geometric algebra”, and what has it been in historiography? Science Studies. Department of Communication and Arts. Research output: Contribution to journal› Journal article› Research› peer-review, 2017.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução João Paulo Monteiro. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. (Coleção Estudos).
HUXLEY, Julian Sorell. Evolution, cultural and biological. Yearbook of Anthropology. Chicago, IL: University of Chicago, 1955.
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL (ISA). Povo Suruí Paiter. pib.socioambiental.org, 2023. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Surui_Paiter. Acesso em: 10 de fevereiro de 2024.
LIMA, M.; BARRETO, A. O Jogo da Onça e outras brincadeiras indígenas. Coleção Infanto-Juvenil. São Paulo, SP: Editora Panda Books, 2005.
MIGUEL, Antonio; MENDES, Iran Abreu. Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. ZDM Mathematics Education, 42, 381–392, 2010. https://doi.org/10.1007/s11858-010-0255-8
MIGUEL, Antonio; MENDES, Iran Abreu. Mobilizando histórias na formação inicial de educadores matemáticos: memórias, práticas sociais e jogos discursivos. REMATEC, Belém, v. 16, p. 120–140, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p120-140.id324. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/66. Acesso em: 7 jul. 2024.
MORETTI, Vanessa.; RADFORD, Luis. (Orgs.). Pensamento algébrico nos Anos Iniciais: diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural. São Paulo. Livraria da Física, 2021.
RADFORD, Luis. The progressive development of early embodied algebraic thinking. Mathematics Education Research Journal, 26, 257-277. 2014.
RADFORD, Luis. Signs, gestures, meanings: Algebraic thinking from a cultural semiotic perspective. In V. Durand-Guerrier, S. Soury-Lavergne, & F. Arzarello, F. (Eds.), Proceedings of the Sixth Conference of European Research in Mathematics Education (CERME 6) (pp. XXXIII – LIII). Université Claude Bernard, Lyon, France, 2010.
VERGANI, Teresa. A surpresa do mundo: ensaios sobre cognição, cultura e educação. Natal: Flecha do Tempo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Paranaense de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.