Ensino de matemática através da resolução de problemas

reflexões sobre a disciplina Resolução de Problemas Matemáticos (RPM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9302

Resumo

Em 2012, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro criou a disciplina RPM, com o propósito de desenvolver nos estudantes a capacidade de pensar matematicamente, potencializar o raciocínio lógico e estimular a criatividade. Esta disciplina foi oferecida, entre 2013 e 2017, para turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio. Foi elaborado um caderno de atividades a fim de oferecer suporte aos estudantes e professores. Neste trabalho fazemos um breve exame deste material na parte das razões trigonométricas, a partir da visão de alguns dos principais estudiosos dos preceitos da resolução de problemas. A análise deste material mostra incoerência, pois o conteúdo é iniciado com revisões dos assuntos abordados e não com os problemas e as atividades e avaliações, na sua maioria, não são exatamente problemas e sim, exercícios de reconhecimento. Este material serviu de base para a elaboração de uma sequência didática que foi aplicada em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro. A experiência envolveu três turmas do 9º ano, sendo em apenas uma delas utilizada a resolução de problemas. Como forma de avaliação da viabilidade dessa abordagem, foi realizado um teste com as três turmas e os resultados indicam um rendimento ligeiramente melhor da turma em que a resolução de problemas foi aplicada. Esses resultados sugerem que seria interessante, do ponto de vista do processo de ensino-aprendizagem, que a prefeitura do Rio de Janeiro considerasse a possibilidade de criar uma disciplina nos mesmos moldes.

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Biografia do Autor

Augusto Cesar de Castro Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. E-mail: accb@ime.uerj.br – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5094-1509.

Cláudia Ferreira Reis Concordido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora Associada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. E-mail: concordido@ime.uerj.br – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0767-9170.

Marcus Vinicius Tovar Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. E-mail: marcus.tovar@ime.uerj.br – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9029-2507

Altemar Falcão da Cunha, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Mestre em Matemática (PROFMAT) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor do Ensino Fundamental II na Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. E-mail: altemarfc@gmail.com – ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8465-8261.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Barbosa, A. C. de C., Concordido, C. F. R., Costa, M. V. T., & Cunha, A. F. da. (2025). Ensino de matemática através da resolução de problemas: reflexões sobre a disciplina Resolução de Problemas Matemáticos (RPM). Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–20. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9302

Edição

Seção

Relatos de Experiência