Ensino de matemática através da resolução de problemas
reflexões sobre a disciplina Resolução de Problemas Matemáticos (RPM)
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9302Resumo
Em 2012, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro criou a disciplina RPM, com o propósito de desenvolver nos estudantes a capacidade de pensar matematicamente, potencializar o raciocínio lógico e estimular a criatividade. Esta disciplina foi oferecida, entre 2013 e 2017, para turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio. Foi elaborado um caderno de atividades a fim de oferecer suporte aos estudantes e professores. Neste trabalho fazemos um breve exame deste material na parte das razões trigonométricas, a partir da visão de alguns dos principais estudiosos dos preceitos da resolução de problemas. A análise deste material mostra incoerência, pois o conteúdo é iniciado com revisões dos assuntos abordados e não com os problemas e as atividades e avaliações, na sua maioria, não são exatamente problemas e sim, exercícios de reconhecimento. Este material serviu de base para a elaboração de uma sequência didática que foi aplicada em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro. A experiência envolveu três turmas do 9º ano, sendo em apenas uma delas utilizada a resolução de problemas. Como forma de avaliação da viabilidade dessa abordagem, foi realizado um teste com as três turmas e os resultados indicam um rendimento ligeiramente melhor da turma em que a resolução de problemas foi aplicada. Esses resultados sugerem que seria interessante, do ponto de vista do processo de ensino-aprendizagem, que a prefeitura do Rio de Janeiro considerasse a possibilidade de criar uma disciplina nos mesmos moldes.
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