O cálculo do Máximo Divisor Comum e do Mínimo Múltiplo Comum por meio da decomposição separada dos números e seleção simultânea dos fatores primos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9176

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apontar as contribuições da metodologia de ensino do cálculo do máximo divisor comum (m.d.c) e do mínimo múltiplo comum (m.m.c) por meio de uma abordagem aliada à decomposição dos números de forma separada e a seleção dos fatores primos de maneira simultânea sem a necessidade de transformá-los em potências. Optou-se por esta abordagem de ensino porque ela pode privilegiar as habilidades que os alunos já tinham desenvolvidas relativamente a decomposição não simultânea, embora com algumas lacunas, e introduz um procedimento que simplifica muitos aspectos que dificultam os alunos da 7ª classe do Colégio do Senga na Província do Uíge (Angola). As dificuldades em causa centram-se na transformação dos fatores em potências bem como a confusão na seleção da potência ideal para o cálculo do   m.d.c ou m.m.c. A pesquisa caracterizada como pedagógica, foi desenvolvida com 36 alunos que frequentavam a 7ª classe na referida instituição, por meio de 3 aulas de forma participante na intenção de gerar o protagonismo na construção de conhecimentos e desenvolvimento das habilidades dos alunos. As análises feitas apontam que a abordagem utilizada contribuiu consideravelmente para o desenvolvimento das habilidades e minimizou as dificuldades dos alunos. Diante disso, espera-se que a proposta apresentada neste artigo sirva de uma ferramenta viável no processo de ensino-aprendizagem do cálculo do máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum aos alunos deste nível de ensino.

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Biografia do Autor

Manuel Panzo Muluta, Instituto Superior Privado Nzenzu Estrela do Uíge - Angola

Mestrando em Ciências da Educação na especialidade de Ensino da Matemática pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe). Licenciado (2019) em Ciências da Educação na Especialidade de Ensino da Matemática pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge (ISCED-Uíge). Docente de Matemática no Colégio do Senga-Uíge (Angola). Docente de Análise Matemática e Matemática Aplicada a Economia no Instituto Superior Privado Nzenzu Estrela do Uíge (ISPNE-Uíge).

Zeca Catuco André Quimuanga, Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge - Angola

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre (2021) em Ciências de Educação na especialidade de Ensino da Matemática pelo Instituto Superior de Ciências de Educação, ISCED-Sumbe. Licenciado (2012) em Ciências de Educação na especialidade de Matemática pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge ISCED-Uíge. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Docente do Departamento do Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Exactas do ISCED-Uíge.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Muluta, M. P., & André Quimuanga, Z. C. (2025). O cálculo do Máximo Divisor Comum e do Mínimo Múltiplo Comum por meio da decomposição separada dos números e seleção simultânea dos fatores primos. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–22. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9176

Edição

Seção

Relatos de Experiência