O cálculo do Máximo Divisor Comum e do Mínimo Múltiplo Comum por meio da decomposição separada dos números e seleção simultânea dos fatores primos
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9176Resumo
Este artigo tem o objetivo de apontar as contribuições da metodologia de ensino do cálculo do máximo divisor comum (m.d.c) e do mínimo múltiplo comum (m.m.c) por meio de uma abordagem aliada à decomposição dos números de forma separada e a seleção dos fatores primos de maneira simultânea sem a necessidade de transformá-los em potências. Optou-se por esta abordagem de ensino porque ela pode privilegiar as habilidades que os alunos já tinham desenvolvidas relativamente a decomposição não simultânea, embora com algumas lacunas, e introduz um procedimento que simplifica muitos aspectos que dificultam os alunos da 7ª classe do Colégio do Senga na Província do Uíge (Angola). As dificuldades em causa centram-se na transformação dos fatores em potências bem como a confusão na seleção da potência ideal para o cálculo do m.d.c ou m.m.c. A pesquisa caracterizada como pedagógica, foi desenvolvida com 36 alunos que frequentavam a 7ª classe na referida instituição, por meio de 3 aulas de forma participante na intenção de gerar o protagonismo na construção de conhecimentos e desenvolvimento das habilidades dos alunos. As análises feitas apontam que a abordagem utilizada contribuiu consideravelmente para o desenvolvimento das habilidades e minimizou as dificuldades dos alunos. Diante disso, espera-se que a proposta apresentada neste artigo sirva de uma ferramenta viável no processo de ensino-aprendizagem do cálculo do máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum aos alunos deste nível de ensino.
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