O ensino de divisão de frações a partir da modelagem matemática
uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9087Resumo
O ensino de frações apresenta desafios decorrentes de abordagens tradicionais centradas em regras prototípicas, principalmente no contexto da divisão. No entanto, é possível aprimorar, significativamente, o processo educativo a partir de métodos mais eficazes. A Modelagem Matemática, quando tratada como uma Tendência em Educação Matemática, é uma ferramenta metodológica que pode contribuir para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos pelos estudantes. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a aprendizagem da divisão de frações por estudantes a partir do 7° ano do Ensino Fundamental por meio da Modelagem Matemática. A investigação é considerada de natureza básica estratégica, com abordagem qualitativa e propósito exploratório e foi desenvolvida a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, cujos resultados serão apresentados neste trabalho. A pesquisa revelou a escassez de estudos sobre o tema, destacando as dificuldades no ensino e na aprendizagem da divisão de frações. Ademais, constatou-se a ausência de trabalhos envolvendo a Modelagem Matemática nesse contexto; contudo, a análise proporcionou insights relevantes, reforçando a necessidade de intervenções nessa área.
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