MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DE LENTES SEMIÓTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.263-282

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Semiótica, Triângulo epistemológico

Resumo

Temos por objetivo, neste artigo, discutir acerca de aspectos da Modelagem Matemática revelados nos triângulos epistemológicos que consideram os signos produzidos/manifestos por alunos ao longo de uma atividade de modelagem matemática. A atividade analisada corresponde ao 3º momento de familiarização com Modelagem Matemática, ou seja, o tema que gera a atividade é sugerido pelos próprios alunos. Tendo como aporte teórico os referenciais supracitados, construímos triângulos epistemológicos de uma atividade de modelagem matemática desenvolvida por um grupo de alunas de uma turma de 4° ano de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Paraná, na disciplina de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. É a metodologia de pesquisa qualitativa que embasa todas as nossas opções metodológicas, já que temos por interesse realizar uma análise interpretativa dos signos. Os resultados sinalizam que os (des)conhecimentos dos alunos, associados ao fazer modelagem matemática ou relativos aos objetos matemáticos, manifestos por meio de signos, denotados nos triângulos epistemológicos, enaltecem os elementos característicos de uma atividade de modelagem matemática e o caráter dinâmico inerente à Modelagem Matemática.

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Publicado

14-12-2021

Como Citar

Silva, L. M. da, & Veronez, M. R. D. (2021). MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DE LENTES SEMIÓTICAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 263–282. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.263-282