Estágio de docência na educação de jovens, adultos e idosos
experiência de letramento matemático
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.8929Resumo
O estágio de docência é uma oportunidade para o professor em formação inicial experienciar, na prática, os aspectos relacionados à profissão de professor. Além disso, possibilita exercer na escola e com os estudantes as discussões teórico-metodológicas vivenciadas na graduação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo socializar uma experiência de letramento matemático vivenciada no desenvolvimento do Estágio de Docência III, no curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Tal experiência ocorreu em uma escola da rede pública municipal de ensino, tendo como lócus uma turma da segunda etapa da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), em Belém do Pará. As reflexões realizadas nesta pesquisa partiram de leituras de textos de Paulo Freire e de autores que discutem o letramento matemático em uma perspectiva crítica e humanística. Em termos metodológicos, desenvolveu-se, a partir da experiência de estágio docente, uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Na composição da empiria, constam as observações realizadas pelo estagiário em seu caderno de bordo e registros fotográficos das ações do estagiário e as atividades de letramento matemático desenvolvidas em sala de aula. As reflexões foram tecidas a partir do método de análise de conteúdo. Portanto, a experiência possibilitou refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem com estudantes da EJAI, sobretudo, acerca do processo de letramento matemático dos sujeitos envolvidos. Além disso, a experiência mobilizou saberes docentes relacionados à importância de considerar os conhecimentos não escolares dos educandos da EJAI.
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