Tarefa Investigativa no contexto de aulas de Educação Financeira
uma análise das estratégias dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.285-308Resumo
Com o objetivo de evidenciarmos as estratégias manifestadas por alunos do Ensino Médio quando resolvem uma tarefa investigativa com a temática compra de um aparelho celular, nos debruçamos em realizar uma análise qualitativa de cunho interpretativo das ações de um grupo de cinco alunos de uma turma da 2ª série. Para tanto, fundamentamo-nos nos aportes teóricos do Ensino por Investigação, entendido como uma abordagem didática em que se cria um ambiente investigativo para apresentar uma solução para uma situação-problema a partir do convite do professor. Subsidiamos nossa análise nas transcrições de áudios e vídeos, bem como nos relatórios escritos de uma tarefa investigativa que teve como temática a compra de um aparelho celular e que foi realizada no componente curricular de Educação Financeira de um colégio público localizado no interior do estado do Paraná. Partindo de uma situação de interesse dos alunos, foram estabelecidas estratégias relacionadas à mudança no direcionamento da resolução, ao uso de conhecimentos prévios, à requisição de diferentes representações e à necessidade de realizar sínteses para responder uma questão. Essas estratégias sinalizaram a dinamicidade conferida à tarefa investigativa e sua potencialidade enquanto uma abordagem dialógica na aprendizagem dos alunos.
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