Tarefa Investigativa no contexto de aulas de Educação Financeira

uma análise das estratégias dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.285-308

Resumo

Com o objetivo de evidenciarmos as estratégias manifestadas por alunos do Ensino Médio quando resolvem uma tarefa investigativa com a temática compra de um aparelho celular, nos debruçamos em realizar uma análise qualitativa de cunho interpretativo das ações de um grupo de cinco alunos de uma turma da 2ª série. Para tanto, fundamentamo-nos nos aportes teóricos do Ensino por Investigação, entendido como uma abordagem didática em que se cria um ambiente investigativo para apresentar uma solução para uma situação-problema a partir do convite do professor. Subsidiamos nossa análise nas transcrições de áudios e vídeos, bem como nos relatórios escritos de uma tarefa investigativa que teve como temática a compra de um aparelho celular e que foi realizada no componente curricular de Educação Financeira de um colégio público localizado no interior do estado do Paraná. Partindo de uma situação de interesse dos alunos, foram estabelecidas estratégias relacionadas à mudança no direcionamento da resolução, ao uso de conhecimentos prévios, à requisição de diferentes representações e à necessidade de realizar sínteses para responder uma questão. Essas estratégias sinalizaram a dinamicidade conferida à tarefa investigativa e sua potencialidade enquanto uma abordagem dialógica na aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

Juliana Aparecida Gonçalves, Secretária de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR

Possuo graduação em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná ?UENP (2008) e Licentiatura em Pedagogia pela Universidade de Franca ? UNIFRAN (2019). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física (2015), Educação Especial Inclusiva (2016) e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (2016). Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Londrina/Cornélio Procópio. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelagem Matemática, Investigação Matemática e Tecnologias (GEPMIT). Membro da Sociedade Brasileira Educação Matemática ? Regional Paraná ? SBEM-PR (2022). Têm interesse em estudar assuntos da Educação Matemática e Educação Financeira, principalmente no que diz respeito ao Ensino por Investigação e Pensamento Matemático Avançado.

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Silva, K. A. P. da, & Gonçalves, J. A. (2024). Tarefa Investigativa no contexto de aulas de Educação Financeira: uma análise das estratégias dos alunos. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 285–308. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.285-308

Edição

Seção

Artigos Científicos