Estado da Arte em Resolução de Problemas

análise de dissertações e teses produzidas no Estado do Paraná

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DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8604

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar e descrever a produção de conhecimento sobre a temática da Resolução de Problemas em dissertações e teses de programas de pós-graduação do Estado do Paraná, Brasil. Na modalidade de pesquisa de Estado da Arte, seguimos quatro fases em que obtivemos 52 estudos dentre dissertações de mestrados acadêmico e profissional e teses de doutorado. Propusemos dois núcleos temáticos, dez fatores (contextos pedagógicos) e os indicadores para realizar a análise dos dados e depois apontar rumos da pesquisa em Resolução de Problemas no Estado do Paraná. Os resultados mostraram que há possibilidades de várias investigações em diversos tipos de contextos pedagógicos sobre o tema Resolução de Problemas como a formação continuada de professores de Matemática e Pedagogia e a formação de formadores desses professores. Em termos da pesquisa científica, há necessidade de caracterizar alguns aspectos dos estudos sob a visão teórica, como a modalidade da pesquisa, o cuidado ao tecer o referencial teórico, os instrumentos de coleta de dados e poder sinalizar a análise de dados com outros referenciais. Concluímos que a produção de conhecimento em Resolução de Problemas na área de ensino de Matemática no Estado do Paraná tem progredido e que há espaço para produzir mais pesquisas nos diversos contextos pedagógicos.

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Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

Proença, M. C. de. (2024). Estado da Arte em Resolução de Problemas: análise de dissertações e teses produzidas no Estado do Paraná. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–26. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8604

Edição

Seção

Artigos Científicos