Pensamento Estocástico na Educação Infantil
uma ação pedagógica com crianças do pré-escolar
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.309-329Resumo
A pesquisa objetivou analisar as compreensões sobre pensamento estocástico de crianças do pré-escolar de uma escola da rede pública de ensino de Jaguarão/RS, a partir de uma ação pedagógica. A metodologia usada foi a pesquisa-ação. Os sujeitos foram 15 crianças de 5 a 6 anos. Os procedimentos pautaram-se na realização de atividades com o grupo. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise narrativa. Os resultados mostraram que: (a) as crianças buscam informações no contexto em que estão inseridas para mobilizar o pensamento estocástico: (b) as crianças utilizam estratégias de comunicação matemática como a oralidade, os registros pictóricos, a linguagem corporal e espacial; (c) a necessidade das noções de tamanho, contagem e espaço para o processo de observação, organização, análise e interpretação de dados. Conclui-se que a curiosidade, o interesse e o conhecimento prévio demonstrados pelas crianças são potencialidades para o desenvolvimento do trabalho com o pensamento estocástico.
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