Olhares a respeito dos indícios da Educação Financeira presente nos Projetos Integradores aprovados no PNLD/2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.234-259

Resumo

Neste artigo, debateremos, à luz do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, as discussões a respeito da Educação Financeira (EF) identificadas entre as obras de Projetos Integradores (PI) aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2021 (PNLD/2021). Essas obras didáticas, têm como objetivo contribuir para contextualização do currículo, fomentando o interesse das(os) estudantes por meio da interdisciplinaridade. Aliado a esse ponto e frente o crescente interesse e fomento de discussões e ações direcionadas a tratar a EF na Educação Básica, a partir da Estratégia Nacional de Educação Financeira, compreendemos que analisar como as discussões a respeito dessa temática se apresentam nos PI mostra-se como uma temática pertinente. Por esse motivo, constituímos um corpus composto por 13 projetos a partir dos indícios relacionados à EF. Ao analisarmos o corpus sob os dois agrupamentos que construímos, os resultados revelam que: (i) há uma forte tendência em discutir a EF em contextos que problematizam noções de economia e empreendedorismo em uma perspectiva pela busca do autoconhecimento e (ii) temáticas envoltas à sustentabilidade ambiental são utilizadas como meio introdutório das discussões de conceitos relacionados à EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-05-2024

Como Citar

Mélo Leite, J. ., & Paula, E. F. de. (2024). Olhares a respeito dos indícios da Educação Financeira presente nos Projetos Integradores aprovados no PNLD/2021. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 234–259. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.234-259

Edição

Seção

Artigos Científicos