Estudo Comparativo sobre o Ensino de Matemática em Reformas Educacionais da Educação Secundária
Bolívia, Brasil e México
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.117-138Resumo
O mundo moderno nos impõe uma necessidade para a compreensão das influências (Quais? Quem? Onde?) que têm sofrido os diversos países. Assim, concebemos este artigo com resultados de uma pesquisa cujo objetivo era “discutir sobre currículo de matemática na organização curricular da educação secundária de países latino-americanos que recentemente passaram por reformas educacionais (Brasil, Bolívia e México), caracterizando, nessas reformas a concepção de esfera pública empreendida nos processos de planificação e implementação desses currículos, bem como os aspectos teóricos que os consubstanciam”. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa (descritiva e explicativa), desencadeada a partir das seguintes fases: análises bibliográficas e documental e entrevistas com professores de matemática. No âmbito do Brasil e México a pesquisa evidenciou uma ação estratégica, orientada por organismos internacionais, na qual reduziu a participação democrática dos professores. Todavia, temos o sistema boliviano como insurgente ao modelo neoliberal, concebendo um agir comunicativo no que tange aos currículos regionalizados.
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