Conhecimento especializado para ensinar Geometria face à BNCC
o que revela a autoavaliação de professores
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.93-116Resumo
Este artigo apresenta uma análise do conhecimento especializado de professoras polivalentes, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre os objetos de conhecimento do eixo temático de Geometria propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os pressupostos teóricos da pesquisa foram delineados com base no modelo teórico-analítico de Carrillo et al. (2014), denominado Mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) e com a Teoria dos Van Hiele sobre os níveis do pensamento geométrico. A pesquisa, do tipo estudo de caso, foi realizada com professoras de escolas públicas de um município paranaense e o instrumento de coleta de dados foi o questionário CORE. Segundo os níveis do pensamento geométrico da teoria dos Van Hiele, pode-se inferir que o conhecimento das professoras polivalentes se encontra entre os níveis de visualização e de dedução informal, o que pode justificar a ênfase do ensino de Geometria à identificação e à apresentação da nomenclatura das figuras planas, em detrimento de conteúdos mais complexos propostos no currículo escolar. Constatou-se que as fragilidades sobre os conhecimentos específicos de Geometria também ficaram evidentes quando se investigou o conhecimento pedagógico de Geometria, fortalecendo a hipótese de que se o professor apresenta dificuldades na compreensão de um conceito geométrico, poderá ter para ensiná-lo.
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