Pensamento Algébrico no 5° ano do Ensino Fundamental

explorando uma tarefa de valor omisso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.165-186

Resumo

Este artigo tem por objetivo caracterizar o pensamento algébrico revelado por estudantes do 5° ano ao resolverem uma tarefa de valor omisso. Na literatura não existe um consenso sobre o pensar algebricamente porém existem três perspectivas distintas, tal como especificam Almeida e Câmara. Em sintonia optamos pela mais contemporânea, a Teoria da Objetivação, alinhando-a à nova argumentação apresentada na Base Nacional Comum Curricular. Nesta perspectiva, existem três elementos interligados que caracteriza esse pensamento algébrico: a indeterminação, denotação e a analiticidade. Para o desenvolvimento da pesquisa recorremos aos aspectos metodológicos da atividade de ensino-aprendizagem a partir da Teoria da Objetivação e a análise multimodal descrita por Arzarello. Propomos uma tarefa de valor omisso contendo seis problemas com grau de dificuldade crescente a duas estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. Todo o nosso material para análise foi desenvolvido por elas na atividade de ensino-aprendizagem recorrendo aos distintos recursos semióticos para representar as discussões. Portanto, foi fundamental gravar todas as interações com o auxílio de aparelhos eletrônicos. Por fim, fizemos uso da análise multimodal de modo a nos debruçarmos sobre os vídeos, áudios e registros escritos realizados, identificando que as estudantes pensaram algebricamente diante da tarefa proposta.

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Biografia do Autor

Jadilson Ramos de Almeida , Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências e Matemática da UFRPE e do EDUMATEC pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 

Email: jadilsonalmeida@hotmail.com 

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Felix Marques, A., & Ramos de Almeida , J. . (2024). Pensamento Algébrico no 5° ano do Ensino Fundamental: explorando uma tarefa de valor omisso. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 165–186. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.165-186

Edição

Seção

Artigos Científicos