TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO: PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS DO PERÍODO ENTRE 2017 E 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.133-154

Palavras-chave:

Ensino de estatística, Tecnologias Digitais, Educação Estatística, Letramento Estatístico

Resumo

Este trabalho se caracteriza como um artigo de Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e tem como objetivo compreender como as Tecnologias Digitais têm sido utilizadas para o Letramento Estatístico de alunos da Educação Básica. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura, de trabalhos brasileiros, no intervalo de tempo de 2017 a 2022, disponíveis na base de dados: Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como resultados destaca-se a utilização do Software GeoGebra, do objeto de aprendizagem Estatística Fácil e da Plataforma Khan Academy, como tecnologias digitais educacionais que possibilitam o desenvolvimento do Letramento Estatístico. Esta RSL revelou ainda o potencial de tecnologias digitais, não educacionais, como o Whatsapp, o Google Forms e as planilhas eletrônicas; pois foram usadas para favorecer o processo de planejamento, coleta e organização de dados. O manuseio desses recursos tecnológicos, somado ao planejamento e a escolha de estratégias pedagógicas adequadas podem colaborar para o desenvolvimento do Letramento Estatístico. 

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Biografia do Autor

Milena Vasconcelos Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Matemática, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

Maria Silvania Marques Xavier de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Endereço:

Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica. Fortaleza - CE. CEP: 60040-215

 

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação / FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e Líder do Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (PROMÍDIA), onde desenvolve recursos Educacionais Digitais, projetos interdisciplinares e pesquisas na área de Matemática e Tecnologias Digitais. Faz parte da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE).

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Gomes, M. V., Souza, M. S. M. X. de ., & Castro, J. B. de . (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO: PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS DO PERÍODO ENTRE 2017 E 2022. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 133–154. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.133-154

Edição

Seção

Artigos Científicos