TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO: PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS DO PERÍODO ENTRE 2017 E 2022
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.133-154Palavras-chave:
Ensino de estatística, Tecnologias Digitais, Educação Estatística, Letramento EstatísticoResumo
Este trabalho se caracteriza como um artigo de Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e tem como objetivo compreender como as Tecnologias Digitais têm sido utilizadas para o Letramento Estatístico de alunos da Educação Básica. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura, de trabalhos brasileiros, no intervalo de tempo de 2017 a 2022, disponíveis na base de dados: Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como resultados destaca-se a utilização do Software GeoGebra, do objeto de aprendizagem Estatística Fácil e da Plataforma Khan Academy, como tecnologias digitais educacionais que possibilitam o desenvolvimento do Letramento Estatístico. Esta RSL revelou ainda o potencial de tecnologias digitais, não educacionais, como o Whatsapp, o Google Forms e as planilhas eletrônicas; pois foram usadas para favorecer o processo de planejamento, coleta e organização de dados. O manuseio desses recursos tecnológicos, somado ao planejamento e a escolha de estratégias pedagógicas adequadas podem colaborar para o desenvolvimento do Letramento Estatístico.
Downloads
Referências
ASSIS, L. B. de. A formação do usuário de Estatística pelo desenvolvimento da literacia estatística, do raciocínio estatístico e do pensamento estatístico através de atividades exploratórias. 2015. Dissertação (Programa de Pós - Graduação em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.
BADIA, A.; GARCÍA, C. Incorporación de las TIC en la enseñanza y el aprendizaje basados en la elaboración colaborativa de proyectos. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, v. 3, n. 2, p. 42-54, 2006. Disponível em: https://rusc.uoc.edu/rusc/es/index.php/rusc/article/view/v3n2-badia-garcia/0.html. Acesso em: 14 abr. 2022.
BRASIL. Relatório SAEB 2017. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/relatorio-saeb-2017. Acesso em: 10 abr. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 abr. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC/SEF, 2000.
CAMPOS, C. R. A Educação estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da estatística em cursos de graduação. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102161. Acesso em: 20 mar. 2022.
CASTRO, J. B. de. A utilização de objetos de aprendizagem para a construção e compreensão de gráficos estatísticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
CASTRO, J. B. de.; CASTRO FILHO, J. A. de. Desenvolvimento do pensamento estatístico com suporte computacional. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 5, p. 870-896, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/24999. Acesso em: 22 mar. 2022.
CAZORLA, I. M. O Ensino de Estatística no Brasil. Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2005. Disponível em: http://www.sbem.com.br/gt_12/arquivos/cazorla.htm#:~:text=A%20Estat%C3%ADstica%20no%20Brasil%2C%20aos,sociedade%20cada%20vez%20mais%20informatizada. Acesso em 25 mar. 2022.
CAZORLA, I. M; SAMÁ, S.; VELASQUE, L. S.; NASCIMENTO, L. M.; DINIZ, L. N. Reflexões sobre o papel da Educação Estatística na formação de professores no contexto da pandemia da Covid-19. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 13, n. 4, p. 437-449, 2020. Disponível em: https://www.revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/8256. Acesso em 26 mar. 2022.
CHANCE, B.; BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J.; MEDINA, E. The role of technology in improving student learning of statistics. Technology Innovations in Statistics Education, v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/8sd2t4rr. Acesso em: 26 mar. 2022.
DAMIN, W. Ensino de Estatística para os anos finais do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.
GAL, I. Adult statistical literacy: meaning, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 1, n. 70, p. 1-25, 2002. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1403713. Acesso em: 08 abr. 2022.
GAL, I. Statistical literacy. Meanings, components, responsibilities. In: D. BEN-ZVI, D.; J. GARFIELD (eds.). The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 47-78.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/yPKRNymgtzwzWR8cpDmRWQr/?lang=pt. Acesso em 18 abr. 2022.
INAF Brasil. Relatório anual do índice de Alfabetismo Funcional da População Brasileira entre 15 e 64 anos.ONG Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro (Org.). n.18. p.2-22, 2018.
LAURINDO, J. C. da. S. Estatística no GeoGebra: uma análise dos processos de Abstração Reflexionante sobre conceitos de medidas de tendência central. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
LIMA, S. de. O.; GIORDANO, C. C. Letramento Estatístico: um olhar sobre a BNCC. In: MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. (ORG). Temas emergentes em letramento estatístico. Recife: Ed. UFPE, 2021. p. 473-494.
MILÉO, M. T. R. O ensino da estatística descritiva para o tratamento da informação no Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017.
NUNES, R. C. Mídias aplicadas na educação e AVEA / Rosemeri Coelho Nunes. – Florianópolis: Publicações do IF-SC, 2012.
OLIVEIRA, L. A. P. de.; SIMÕES, C. C. da. S. O IBGE e as pesquisas populacionais. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 22, p. 291-302, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-30982005000200007. Acesso em 28 abr. 2022.
OLIVEIRA, F. J. de. S. Letramento Estatístico na educação básica: o uso de tecnologias digitais em pesquisas de opinião. 2019. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
PETRÓ, M. J. Tecnologia no Ensino Fundamental: Estatística no cotidiano. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, v. 7, n. 14, p. 77-85, 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1233. Acesso em: 06 mar. 2022.
PONTES, M. M.; SOUZA, M. S. M. X.; CASTRO, J. B. de. Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental: as experiências de duas professoras após um processo de formação colaborativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3166. Acesso em: 25 mar. 2022.
PONTES, M. M.; CASTRO, J. B. de. Uma breve discussão sobre a presença da Estatística no currículo do Ensino Fundamental. Revista Espaço do Currículo, v. 14, n. 2, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983- 1579.2021v14n2.57471. Acesso em: 8 maio 2021.
PONTES, M. E. do N. Aprendizagem de gráficos com e sem uso do Excel por alunos do 5º ano Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Educação Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
ROCHA, S. L. da. A educação estatística na perspectiva do Ensino Híbrido: uma experiência para o desenvolvimento do Letramento Estatístico com alunos do Ensino Médio. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
SANTOS, L. C. dos. Letramento Estatístico nos livros didáticos do Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
SCHWANCK, D. I. Pesquisa estatística na comunidade como elemento potencial para o desenvolvimento das competências estatísticas. 2019. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SCHMIDT, B.; PALAZZI, A.; PICCININI, C. A. Entrevistas online: potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 8, n. 4, p. 960-966, 2020. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/4877/0. Acesso em: 06 mar. 2022.
SILVA, J. B. da. O contributo das tecnologias digitais para o Ensino Híbrido: o rompimento das fronteiras espaço-temporais historicamente estabelecidas e suas implicações no ensino. ARTEFACTUM-Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 15, n. 2, p. 1-11, 2017. Disponível em: http://www.artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/1531. Acesso em: 23 mar. 2022.
SOUZA, D. do. C. de. Tecnologias digitais e a aprendizagem de conceitos estatísticos: a utilização do software GeoGebra por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. 2019a. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza, 2019a.
SOUZA, J. M. G. de. Interpretação de gráficos: explorando o Letramento Estatístico dos professores de escolas públicas no campo nos espaços de oficinas de formação continuada. 2019b. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019b.
TURMINA, J. A utilização de planilhas eletrônicas no Ensino de Probabilidade e Estatística no Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas, Joinville, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.