UMA CONVERSA SOBRE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA COM CELI LOPES: COMO NÃO LEMBRAR DAQUELES COLEGAS RESPONSAVELMENTE SUBVERSIVOS E OUSADOS! COMO NÃO LEMBRAR…
Resumo
Objetiva-se, com esse artigo, entender como os conceitos de Insubordinação Criativa e Subversão Responsável foram elaborados a partir de práticas docentes e formação de professores. Especificamente, buscamos compreender de que maneira tais conceitos são utilizados na educação e como ações pedagógicas criativamente insubordinadas reverberam positivamente nos processos de ensino e de aprendizagem. Os dados apresentados foram decorrentes da realização de uma entrevista com a Professora Celi Lopes, momento em que buscamos refletir sobre algumas relações entre os conceitos discutidos e a formação de professores, além de produções científicas da referida Professora com Beatriz D’Ambrosio. Os resultados trazem indícios da necessidade de espaços para a escuta e o diálogo com professores e gestores, na intenção de práticas voltadas ao bem dos e das estudantes.
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Referências
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