O OLHAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA SOBRE O SAEB E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Resumo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi identificar elementos que apontem modificações sofridas na organização do trabalho pedagógico em virtude da aplicação do teste cognitivo do Saeb na disciplina matemática do 9º ano do ensino fundamental. O questionário foi respondido por um grupo de 31 professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental de quatro Coordenações Regionais de Ensino do Distrito Federal. Os principais resultados apontaram que 55% dos professores usam os resultados do Saeb tendo como foco o trabalho pedagógico; 45% dos professores apontam desconhecimento dos documentos que tratam sobre o Saeb; 40% dos professores fazem o trabalho pedagógico focado no teste; 59% dos professores sinalizaram desconhecer a Plataforma Devolutivas Pedagógicas. Conclui-se que a utilização dos resultados do Saeb pelas escolas não é para moldar sua ação educativa, ainda que a expansão de seu uso abarque outras finalidades.
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