UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.72-97Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Educação Matemática, MetacogniçãoResumo
Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, investigamos a manifestação da tomada de consciência de estudantes de quintos e sextos anos do Ensino Fundamental enquanto desenvolvem atividades de Modelagem Matemática. Associada a um processo consciente de tomada de decisão, neste artigo a tomada de consciência é considerada em uma perspectiva metacognitiva. Já a Modelagem Matemática é considerada no âmbito da Educação Matemática. A questão que norteia a pesquisa é: O que manifestam estudantes de quintos e sextos anos do Ensino Fundamental em relação à tomada de consciência sobre suas ideias e seus encaminhamentos de resolução ao investigar uma situação por meio da Modelagem Matemática? Os registros escritos, os áudios e os vídeos das conversas dos estudantes enquanto desenvolviam a atividade, constituem os dados da pesquisa. O estudo aponta que a tomada de consciência, no contexto das atividades de Modelagem, é manifestada pelos estudantes: diante da necessidade de revisitar e monitorar seus próprios processos cognitivos; devido às atividades de mediação realizadas por outro (docente, estudante e/ou atividade); e devido às relações que estabelecem com conhecimentos e experiências já vivenciados por eles. Aponta, ainda, que em uma atividade de Modelagem Matemática, quando o estudante toma consciência sobre seus modos de aprender, acaba por potencializar sua aprendizagem, as relações que estabelece entre conceitos, seus modos de pensar e agir, bem como a superação de dificuldades.