UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.72-97

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Educação Matemática, Metacognição

Resumo

Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, investigamos a manifestação da tomada de consciência de estudantes de quintos e sextos anos do Ensino Fundamental enquanto desenvolvem atividades de Modelagem Matemática. Associada a um processo consciente de tomada de decisão, neste artigo a tomada de consciência é considerada em uma perspectiva metacognitiva. Já a Modelagem Matemática é considerada no âmbito da Educação Matemática. A questão que norteia a pesquisa é: O que manifestam estudantes de quintos e sextos anos do Ensino Fundamental em relação à tomada de consciência sobre suas ideias e seus encaminhamentos de resolução ao investigar uma situação por meio da Modelagem Matemática? Os registros escritos, os áudios e os vídeos das conversas dos estudantes enquanto desenvolviam a atividade, constituem os dados da pesquisa. O estudo aponta que a tomada de consciência, no contexto das atividades de Modelagem, é manifestada pelos estudantes: diante da necessidade de revisitar e monitorar seus próprios processos cognitivos; devido às atividades de mediação realizadas por outro (docente, estudante e/ou atividade); e devido às relações que estabelecem com conhecimentos e experiências já vivenciados por eles. Aponta, ainda, que em uma atividade de Modelagem Matemática, quando o estudante toma consciência sobre seus modos de aprender, acaba por potencializar sua aprendizagem, as relações que estabelece entre conceitos, seus modos de pensar e agir, bem como a superação de dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maykon Jhonatan Schrenk, Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – EMPAC, Santa Helena/PR. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Cascavel/PR.

Mestre em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Cascavel (2020). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/Toledo (2016). Atualmente é professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pedro Álvares Cabral - EMPAC/Santa Helena. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Educação Matemática, principalmente em Modelagem Matemática.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Toledo/PR.

Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Londrina e Cornélio Procópio, desde agosto de 2015, do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UNIOESTE, Cascavel, desde abril de 2017 e do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT) da UTFPR, Toledo, desde março de 2018. Possui Licenciatura em Matemática (2004), Especialização em Educação Matemática (2005), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2007) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) pela Universidade Estadual de Londrina. Foi diretor da regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática de 2013 à 2019. Atualmente, é coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM-Too) e Diretor-Geral do Câmpus Toledo da UTFPR. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, especialmente em Modelagem Matemática e Criatividade.

Downloads

Publicado

14-12-2021

Como Citar

Schrenk, M. J., & Vertuan, R. E. (2021). UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 72–97. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.72-97