USOS ESPECÍFICOS DE RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS FASES DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Henrique Cristiano Thomas de Souza Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.283-304

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais, Desenvolvimento de atividades de modelagem matemática

Resumo

Considerando as funções de uso dos recursos das tecnologias digitais elencadas na literatura, nesse artigo investigamos como usos específicos dos recursos das tecnologias digitais foram contemplados nas fases de desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para tal, analisamos uma sequência de atividades de modelagem matemática desenvolvidas na disciplina de Modelagem Matemática no Ensino oferecida no 5º período de um curso de Licenciatura em Matemática. Na análise crítica-reflexiva identificamos e descrevemos como funções específicas de uso dos recursos das tecnologias digitais são utilizadas nas fases de uma atividade de modelagem matemática. Concluímos que nem todos os usos específicos dos recursos das tecnologias digitais foram contemplados em uma fase qualquer das que constituem o desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. Isso se deu, pois, alguns destes usos possuem características que os vinculam naturalmente a uma ou mais fases específicas de uma atividade de modelagem matemática, enquanto, outros usos dependem da característica da atividade em desenvolvimento para serem estabelecidos. Contudo, em maior ou menor grau todos os usos estiveram presentes no desenvolvimento das atividades analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-12-2021

Como Citar

Souza, H. C. T. de. (2021). USOS ESPECÍFICOS DE RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS FASES DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 283–304. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.283-304