USOS ESPECÍFICOS DE RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS FASES DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.283-304Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais, Desenvolvimento de atividades de modelagem matemáticaResumo
Considerando as funções de uso dos recursos das tecnologias digitais elencadas na literatura, nesse artigo investigamos como usos específicos dos recursos das tecnologias digitais foram contemplados nas fases de desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para tal, analisamos uma sequência de atividades de modelagem matemática desenvolvidas na disciplina de Modelagem Matemática no Ensino oferecida no 5º período de um curso de Licenciatura em Matemática. Na análise crítica-reflexiva identificamos e descrevemos como funções específicas de uso dos recursos das tecnologias digitais são utilizadas nas fases de uma atividade de modelagem matemática. Concluímos que nem todos os usos específicos dos recursos das tecnologias digitais foram contemplados em uma fase qualquer das que constituem o desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. Isso se deu, pois, alguns destes usos possuem características que os vinculam naturalmente a uma ou mais fases específicas de uma atividade de modelagem matemática, enquanto, outros usos dependem da característica da atividade em desenvolvimento para serem estabelecidos. Contudo, em maior ou menor grau todos os usos estiveram presentes no desenvolvimento das atividades analisadas.