A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA MODELAGEM MATEMÁTICA DURANTE A CONDUÇÃO DE TRILHAS DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.328-351Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Etnomodelagem, Trilhas de Matemática, Perspectiva SocioculturalResumo
O projeto das Trilhas de Matemática pode ser considerado como uma ação pedagógica que os professores utilizam para a promoção das práticas matemáticas locais para que os alunos possam perceber o conhecimento matemático aplicado em tarefas realizadas fora das salas de aula, em pontos específicos nas ruas de sua cidade. Assim, o principal objetivo deste artigo é apresentar e analisar a Modelagem Matemática em sua perspectiva sociocultural relacionada como uma proposta metodológica focalizada na Etnomodelagem, que busca auxiliar os alunos na leitura de sua realidade, visando direcioná-los para uma melhor compreensão de seu entorno através dessas trilhas. Essa abordagem possibilitou uma interação aprofundada dos participantes com o próprio mundo. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, com ex-alunos e pesquisadores nacionais e internacionais que desenvolveram e desenvolvem práticas relacionadas com as Trilhas de Matemática. Assim, por meio da triangulação dos dados e da utilização do design metodológico adaptado da Teoria Fundamenta nos Dados, constatou-se que a Modelagem Matemática vinculada às Trilhas Matemática têm possibilidades pedagógicas que podem ser aplicadas em salas de aula e auxiliar os alunos a perceberem a Matemática como um empreendimento humanista, bem como descobrirem a sua relevância na economia, na política, na sociedade e na cultura para que possam mobilizar as habilidades para auxiliá-los no entendimento dos problemas enfrentados cotidianamente.