MODELAGEM COM JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA E LIBERTADORA

IN SEARCH OF A PROBLEMATIZING AND LIBERATING EDUCATION

Autores

  • Mariele de Freitas Osti Universidade estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Ana Paula dos Santos Malheiros Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.213-236

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Legado de Paulo Freire

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a Modelagem como uma possibilidade de educação problematizadora e libertadora na Educação Matemática com Jovens e Adultos do Campo, no qual é adotada uma metodologia de pesquisa de caráter qualitativo. Para isso, são apresentadas atividades de Modelagem realizadas na escola da Agrovila Campinas, pertencente ao Assentamento Reunidas, localizado no município de Promissão – SP. Tais atividades fazem parte da produção dos dados de um trabalho de doutorado. Ao longo do texto é discutida a ideia de Educação Matemática com Jovens e Adultos do Campo, bem como, são feitos a denúncia do descaso com a EJA do Campo e o anúncio da Modelagem como uma possibilidade de educação problematizadora e libertadora junto a esse contexto. A partir da análise dos dados foi possível evidenciar a relevância e a receptividade dos alunos frente à Modelagem. E também, destacar a necessidade de acesso à educação escolar aos jovens e adultos que vivem no e do campo, além do urgente retorno das políticas públicas destinadas a esses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-12-2021

Como Citar

Osti, M. de F., & Malheiros, A. P. dos S. (2021). MODELAGEM COM JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA E LIBERTADORA: IN SEARCH OF A PROBLEMATIZING AND LIBERATING EDUCATION. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 213–236. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.213-236