MODELAGEM COM JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA E LIBERTADORA
IN SEARCH OF A PROBLEMATIZING AND LIBERATING EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.213-236Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Legado de Paulo FreireResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a Modelagem como uma possibilidade de educação problematizadora e libertadora na Educação Matemática com Jovens e Adultos do Campo, no qual é adotada uma metodologia de pesquisa de caráter qualitativo. Para isso, são apresentadas atividades de Modelagem realizadas na escola da Agrovila Campinas, pertencente ao Assentamento Reunidas, localizado no município de Promissão – SP. Tais atividades fazem parte da produção dos dados de um trabalho de doutorado. Ao longo do texto é discutida a ideia de Educação Matemática com Jovens e Adultos do Campo, bem como, são feitos a denúncia do descaso com a EJA do Campo e o anúncio da Modelagem como uma possibilidade de educação problematizadora e libertadora junto a esse contexto. A partir da análise dos dados foi possível evidenciar a relevância e a receptividade dos alunos frente à Modelagem. E também, destacar a necessidade de acesso à educação escolar aos jovens e adultos que vivem no e do campo, além do urgente retorno das políticas públicas destinadas a esses sujeitos.