MODELAGEM MATEMÁTICA E PROCESSOS CRIATIVOS: MAPEAMENTO DE PESQUISAS RECENTES

Autores

  • Maria Luísa Santos Silva
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.363-384

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento de pesquisas acadêmicas relacionadas à Modelagem na Educação e aos Processos Criativos, cujo objetivo é analisar como estes referenciais teóricos se apresentam em pesquisas direcionadas ao ensino e aprendizagem de matemática e/ou em diferentes campos profissionais. Como abordagem metodológica, foi utilizado o Mapeamento na Pesquisa Educacional, com dados obtidos a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. A análise foi realizada a partir de cinco categorias, definidas a priori: a) problemas investigados/interesses de pesquisa; b) referenciais teóricos das pesquisas; c) metodologias utilizadas nas pesquisas; d) principais resultados das pesquisas; e e) perspectivas de continuidade. Este estudo possibilitou identificar associações dos marcos teóricos, evidenciando e apresentando embasamento acerca das possibilidades de se realizar trabalhos com Modelagem na Educação, utilizando os Processos Criativos em diferentes campos profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2021

Como Citar

Silva, M. L. S., & Madruga, Z. E. de F. (2021). MODELAGEM MATEMÁTICA E PROCESSOS CRIATIVOS: MAPEAMENTO DE PESQUISAS RECENTES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 363–384. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.363-384

Edição

Seção

Artigos Científicos