ABORDAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E QUADRÁTICA A PARTIR DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS

Autores

  • Andriceli Richit
  • Dirlei Salete de Souza
  • Adriana Richit

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.470-492

Resumo

Este artigo analisa as contribuições de uma atividade de investigação matemática, baseada em materiais manipuláveis e tecnologias digitais, para o desenvolvimento do conceito de função quadrática e exponencial. O estudo foi realizado no contexto de um conjunto de 16 horas-aula de Matemática no Programa de Residência Pedagógica (PRP), promovidas em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Alimentos, de uma escola pública federal do oeste catarinense. O material empírico constituiu-se de registros escritos produzidos pelos alunos e pesquisadores e de registros fotográficos realizados durante o desenvolvimento das atividades. A análise qualitativa apontou contribuições das atividades investigativas em duas perspectivas: a) desenvolvimento do pensamento matemático em relação às propriedades e representações das funções quadrática e exponencial; b) articulação de estratégias e recursos para a abordagem destes tópicos curriculares da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2021

Como Citar

Richit, A., Souza, D. S. de, & Richit, A. (2021). ABORDAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E QUADRÁTICA A PARTIR DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 470–492. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.470-492

Edição

Seção

Relatos de Experiência