TAREFAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA

Autores

  • Pamela Emanueli Alves Ferreira
  • Regina Luzia Corio de Buriasco

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.8-31

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de um estudo que busca analisar, inventariar e descrever tipos de enunciados de tarefas na perspectiva da Educação Matemática Realística, a partir de sua proposição e características. Para isso, foram coletados enunciados de tarefas em 45 artigos de periódicos revisados pelos pares, que foram inventariados e descritos. Como resultado, foi possível identificar elementos valorizados na proposição de tarefas na perspectiva da Educação Matemática Realística, concluindo-se que tarefas de contexto, de modelagem matemática, que possuem recursos visuais, manipulativos ou computacionais oferecem mais oportunidades de matematização do que as tarefas rotineiramente apresentadas nos livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2021

Como Citar

Ferreira, P. E. A., & Buriasco, R. L. C. de. (2021). TAREFAS DE MATEMÁTICA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 8–31. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.8-31

Edição

Seção

Artigos Científicos