AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A RESPEITO DOS PROCESSOS FORMATIVOS VIVENCIADOS DURANTE O CURSO

Autores

  • Wellington Hermann Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina
  • Ediane Simplício da Silva Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.237-256

Resumo

Os resultados que aqui trazemos são relativos a uma pesquisa que teve por objetivo investigar as percepções dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), formandos do curso de Matemática de uma universidade estadual do Centro Oeste do Paraná – a respeito da formação proporcionada pelo programa e aquela que o curso oferece. Os sujeitos da
pesquisa foram seis alunos do quarto ano, bolsistas do PIBID de 2012 a 2014. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, originando os textos que compõem o corpus, que foi submetido aos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Durante o processo analítico emergiram duas categorias: contribuições do curso de Matemática para a formação docente e contribuições do PIBID para a formação docente. Constatou-se que os sujeitos consideraram as experiências relacionadas ao PIBID, devido ao seu caráter imersivo na docência, como aquilo que mais contribuiu para suas formações e para suas atuações em sala de aula, tendo relativizado ou até mesmo negado a formação proporcionada pelo curso.

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Publicado

19-11-2020

Como Citar

Hermann, W., Passos, M. M., Silva, E. S. da, & Arruda, S. de M. (2020). AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A RESPEITO DOS PROCESSOS FORMATIVOS VIVENCIADOS DURANTE O CURSO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(8), 237–256. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.237-256

Edição

Seção

Artigos Científicos