A CONTRIBUIÇÃO DAS FUNÇÕES DISCURSIVAS NA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

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Resumo

A linguagem desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social por sua função comunicativa. Quando pensamos na matemática, ela admite outros empregos necessários para a ampliação dos discursos, como as funções e operações discursivas. Duval (2004) as apresenta como inerentes ao processo de ensino e aprendizagem em matemática, uma vez que cumprem uma função cognitiva e agem como um registro de representação semiótica para o desenvolvimento do pensamento. Neste artigo, apresentamos uma pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio que foram colocados para resolver alguns problemas matemáticos, com o intuito de produzir discursos que pudessem ser analisados à luz das funções discursivas. Amparado por elementos da Engenharia Didática (ARTIGUE, 1986) e pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica, esse estudo constatou as contribuições que as funções discursivas possibilitam como instrumento de análise da produção dos estudantes. Dentre os resultados, considera-se que o papel que desempenham é fundamental para se observar as diferentes aprendizagens dos objetos matemáticos contidos nos problemas e algumas incompreensões acerca dos conteúdos. A função de designação de objetos se destacou, assim como as funções relacionadas à construção de frase e ampliação do discurso.

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Biografia do Autor

Eduardo Sabel, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau. Especialista em Ensino de Matemática (Farese). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Foi aluno voluntário de Projeto de Iniciação Científica com pesquisa sobre uso de jogos em sala de aula. Já lecionou para turmas de ensino fundamental e médio da educação básica onde iniciou docência em 2015 pela SED/SC. Participa do GPEEM - Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática - UFSC. Atualmente é Especialista de Ensino em Matemática no SENAI Florianópolis e Estudante de Doutorado em Educação Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC. Pesquisa na área de ensino e aprendizagem da matemática, com foco nos registros de representação semiótica de Duval e no trabalho com materiais manipulativos na educação matemática.

Mericles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular em exercício voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC. Oriento, atualmente, seis alunos de doutorado e três de mestrado. Fui professor visitante na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Doutor em Educação Matemática - Universidade de Estrasburgo (1992). Pós-doutor - Universidade de Lisboa. Mestre em Matemática Aplicada - Unicamp. Licenciado em Matemática - UFSC. Na UFSC, entre outras atividades, fui Diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas e Presidente da Comissão de Avaliação Institucional. Editor chefe da REVEMAT (Revista Eletrônica de Educação Matemática). Líder do Grupo de Pesquisa ? GPEEM. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Sabel, E., & Moretti, M. T. (2022). A CONTRIBUIÇÃO DAS FUNÇÕES DISCURSIVAS NA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 338–360. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5208

Edição

Seção

Artigos Científicos