CONCEPÇÕES MULTIPLICATIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Resumo
De natureza qualitativa e abordagem documental, este artigo tem como objetivo analisar as
concepções multiplicativas dispostas em uma coleção de livros didáticos de matemática para os anos
iniciais do ensino fundamental, sob a ótica do modelo teórico da Teoria dos Campos Conceituais
(TCC). Para tanto, analisamos o trabalho com as operações de multiplicação e divisão apresentado na
coleção e ao longo dos seus respectivos volumes, tendo essa obtido aprovação pelo Plano Nacional do
Livro Didático (PNLD) para o trabalho pedagógico nestas etapas no sistema municipal de ensino de
Belém, estado do Pará, para o ano de 2019. Os resultados evidenciam que as concepções
multiplicativas que condicionam o estudo do campo conceitual multiplicativo no âmbito da coleção,
perpassam por construções de ideias e noções elementares relativas às operações de multiplicação e
divisão, às mais complexas que envolvem o pensamento e o raciocínio multiplicativo
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