TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: UMA ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR ATÉ AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar como foram estabelecidas as relações didáticas entre o
professor, os alunos e o saber matemático função afim, desde o planejamento até a aplicação da
sequência didática que foi elaborada pelo próprio professor sujeito de pesquisa. O estudo, de natureza
qualitativa, foi desenvolvido com um professor de matemática e seus respectivos alunos do 1º ano do
ensino médio de uma escola estadual localizada no interior de Pernambuco. A fim de atender nosso
objetivo, iniciou-se essa investigação desde o planejamento do professor, por meio de entrevistas, até
chegar à aplicação de uma sequência didática na sala de aula. Os resultados mostraram que, desde a
entrevista inicial, o professor forneceu indícios que não haveria uma devolução total de uma situação
de aprendizagem para os alunos, sendo o modelo normativo o que mais prevaleceu na aplicação da
sequência didática. Além disso, ao restringir a entrada dos alunos no sistema de devolução, por
consequência, há uma interferência nas situações adidáticas provocadas pelas interações dos alunos
com meio adidático. Assim, as situações mais identificáveis foram as de ação e formulação, que
ocorreram de modo conjunto, não era possível distinguir uma fase da outra. Já a validação das
situações de aprendizagem foi transferida pelos alunos para o professor, enquanto a institucionalização
ocorreu por meio da resolução dos problemas pelo docente sem uma interação efetiva com os alunos.
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