DISCUSSÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORAS SOBRE ASPECTOS DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA RESOLUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DO CAMPO ADITIVO

Autores

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar que aspectos do pensamento algébrico estão presentes
nas discussões entre professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental,
durante a exploração de uma situação do campo conceitual aditivo. Assente em uma abordagem
qualitativa do tipo pesquisa intervenção, os dados foram coletados por meio das áudio gravações de dois
encontros de um processo formativo no âmbito de uma formação continuada. Os resultados evidenciam
a mobilização de aspectos do pensamento algébrico relacionados a diferentes linguagens utilizadas pelas
professoras para apresentar suas estratégias de resolução a partir de uma situação aditiva. O contexto
formativo coletivo e dialógico e a natureza do problema do campo conceitual aditivo foram elementos
propícios para a exploração de aspectos do pensamento algébrico.

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Biografia do Autor

Cassia Edmara Coutinho Murback Maggioni, Unespar

Atualmente é professora do colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2003). Graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí (2018). Especialização em educação: supervisão e coordenação pedagógica (2007). Mestra em Educação Matemática - PRPGEM (2021). Atua principalmente nas áreas: Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino (História, Geografia, Matemática e Ciências), Didática, Estágio Supervisionado e Gestão Escolar. Membro do Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística - GEPTEMatE.

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Publicado

14-09-2022

Como Citar

Murback Maggioni, C. E. C., & Oliveira, C. dos S. (2022). DISCUSSÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORAS SOBRE ASPECTOS DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA RESOLUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DO CAMPO ADITIVO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 415–432. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5163

Edição

Seção

Número Temático: Didática da Matemática