REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO

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Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de pesquisas no contexto da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard e do conceito matemático de Função. O questionamento que conduziu o estudo foi: quais as contribuições da TAD nas investigações que adotaram o conceito de função como objeto de pesquisa? Apoiados na RSL, modalidade de investigação conduzida por critérios específicos que propõe sintetizar um grande corpus documental, são expostas as bases escolhidas, a delimitação da questão, a elaboração das estratégias de busca, a seleção dos documentos e a sistematização dos resultados. A composição dessa sistematização foi organizada com as seguintes categorias: objeto, aporte teórico, metodologia de pesquisa e principais resultados encontrados de cada trabalho estudado. São analisadas, entre teses, dissertações e artigos revisados por pares, vinte pesquisas oriundas de busca no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no portal de periódicos SciELO. Observou-se que a TAD é uma teoria que tem sido cada vez mais abordada por contribuir para os estudos na Educação Matemática, sobretudo na análise praxeológica de conceitos matemáticos. As pesquisas examinadas apresentam a relevância da TAD na análise de livros didáticos, na observação de aulas, na utilização de recursos tecnológicos e na proposta de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP).

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Biografia do Autor

Jefferson Dagmar Pessoa Brandão, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2013). Especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto Superior de Ensino de Cajazeiras (2009). Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2007). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Campina Grande. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, resolução de problemas, didática da matemática, livro didático, sala de aula, conceito de função, formação de conceitos e ensino de estatística.

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco - UPE

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Pós-doutora em Investigação e Docência Universitária pelo Instituto de Educação Superior Latinoamericano (2021). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina e Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Mestrado Profissional da UPE e em Educação Matemática e Tecnológica (PPGEdumatec) - Mestrado e Doutorado da UFPE. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Aprendizagem Matemática, Avaliação Educacional, Docência no Ensino Superior, Educação Integral, Formação de Professores para a Diversidade Cultural e Educação a Distância. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Didática da Matemática, Formação de Professores na perspectiva decolonial e em Políticas Públicas para a Educação Superior na América Latina. Avaliadora ad hoc de Cursos e de Instituições de Educação Superior (BASIs/INEP/MEC). Membro do Conselho Editorial da Editora Ibero-Americana de Estudos em Educação (EIEE) e membro afiliado da Rede CpE. Atua como Parecerista ad hoc em eventos científicos da FEA/USP nas áreas de Matemática e Educação.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Brandão, J. D. P., & Cusati, I. C. . (2022). REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO . Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 197–221. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5150

Edição

Seção

Artigos Científicos