ANÁLISE PRAXEOLÓGICA EM PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO A PARTIR DO PROBLEMA DO PONTO MAIS VISITADO

Autores

Resumo

O problema do ponto mais visitado insere-se no campo da Análise Combinatória e pode ser
aplicado tanto na Educação Básica quanto na Superior. Este artigo tem por objetivo apresentar uma
pesquisa, por meio do qual foram analisadas as produções de alunos de um curso de graduação quando
apresentados ao problema do ponto mais visitado, em uma atividade guiada pela resolução de problemas.
A base teórica que embasou a apreciação das informações produzidas pelos estudantes foi a Análise
Praxeológica de Yves Chevallard. As análises levaram às seguintes conclusões: a resolução do problema
do ponto mais visitado propiciou aos alunos da educação superior resgatarem e solidificarem seus
conhecimentos em combinatória e em probabilidade; foi possível constatar que os alunos
compreenderam a essência do problema do ponto mais visitado e compreenderam também as
propriedades do Triângulo de Pascal que surgem a partir dele; por fim, concluiu-se que a análise
praxeológica de Chevallard auxiliou o professor a entender mais profundamente em que patamar de
conhecimentos em matemática os estudantes se encontram naquele momento.

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Biografia do Autor

Rogério César dos Santos, Universidade de Brasília

Graduado (2000) e Mestre (2003) em Matemática, Doutor (2017) em Educação pela Universidade de Brasília. É professor da Universidade de Brasília, campus Planaltina, e professor e orientador do Profmat (Programa de Mestrado Profissional em Matemática). Integra o grupo de pesquisa PI - Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática. Obteve, em um artigo científico, uma propriedade inédita do Triângulo de Pascal. É revisor da Revista Scientific Inquiry and Review. Faz pesquisa em Geometria Euclidiana Plana: Teorema de Van Aubel e suas variações.

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília

Professor Associado II na Universidade de Brasília - UnB, com lotação no Departamento de Matemática. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, orientando pesquisas nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em educação. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (1991), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007). É líder do Grupo PI: Pesquisas e Investigações em Educação Matemática. Coordenador do subprojeto Matemática do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade de Brasília (2020 - 2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática, avaliação em matemática e resolução de problemas.

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Publicado

14-09-2022

Como Citar

dos Santos, R. C., & Gontijo, C. H. (2022). ANÁLISE PRAXEOLÓGICA EM PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO A PARTIR DO PROBLEMA DO PONTO MAIS VISITADO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 389–414. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5122

Edição

Seção

Número Temático: Didática da Matemática