Desafios e superações do Estudo de Aula no estágio curricular supervisionado em Matemática

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10399

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação cujas questões norteadoras foram: que desafios emergem durante a realização de processos de Estudos de Aula (EA) no contexto do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática (ECSM)? Que caminhos são adotados para superar esses desafios? Mais especificamente, o objetivo do artigo é apresentar uma análise sistemática dos desafios enfrentados na realização de Estudos de Aula no contexto do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática e dos meios empregados para sua superação, em pesquisas brasileiras. Recorremos à Revisão Sistemática da Literatura e o recorte temporal escolhido foi dos últimos 12 anos (2013 a 2024). As Bases de dados selecionadas foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, os anais do I e II SILSEM, e revistas com dossiê ou número temático especial sobre o EA. Entre os desafios destacamos encontrar professores supervisores com disponibilidade; efetivar a colaboração entre os grupos; trabalhar com a Abordagem Exploratória e/ou Resolução de Problemas; assumir a concepção dos alunos e antecipar as estratégias e dificuldades; dedicar o tempo necessário para as várias etapas do processo formativo; compatibilizar as agendas dos participantes (formadores, futuros professores e professores supervisores) garantindo a presença e o comprometimento com as atividades. Os caminhos adotados para superar esses desafios foram as discussões entre o grupo, os momentos de reflexões, os diálogos para ajustes e complementações para práticas futuras e a presença do professor supervisor para o auxílio e troca de experiências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Joyce Alcântara da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Licenciatura em Matemática pela UFCG; Mestra em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE; Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE; Participa do grupo de pesquisa GETEMAT- LACAPE - UFRPE.

Paula Moreira Baltar Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco


Licenciada em Matemática pela UFPE (1986-1990); Doutora em Didática das Disciplinas Científicas pela Universidade Joseph Fourier - Grenoble I - França (1992-1996); Pós-doutorado em Didática da Matemática - Universidade de Montpellier II - França (2012-2013); Coordenadora da área de Matemática no PIBID UFPE (2020-2024)

Referências

AMÂNCIO, R. A.; ZAIDAN, S. Princípios do Estudo de Aula: aproximações e distanciamentos em uma experiência com futuros professores. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 291-313, 2023.

AMÂNCIO, R. A.; ZAIDAN, S. Uma experiência de Estudo de Aula no estágio curricular supervisionado. In: SILSEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA, 2., 17-19 maio 2023, online. Anais do II SILSEM... Chapecó: UFFS, 2024.

BALDIN, Y. Y. O significado da introdução da Metodologia Japonesa de Lesson Study nos Cursos de Capacitação de Professores de Matemática no Brasil. In: XVIII Encontro Anual da SBPN e Simpósio Brasil-Japão, 2009, São Paulo, SP. Anais do SBPN 09.

BALDIN, Y. Y.; FELIX, T. F. A Pesquisa de Aula (Lesson Study) como ferramenta de melhoria da prática na sala de aula. In: XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (CIAEM), 13., 2011, Recife. Anais [...]. Recife, 2011.

BEZERRA, R. C.; CAETANO, R. S. Uma adaptação da Lesson Study: contribuições à formação inicial de professoras de Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 368-385, 2023.

BEZERRA, R. C.; CAETANO, R. S. Potencialidades e dificuldades: a Lesson Study na Formação Inicial de professoras de Matemática. In: SILSEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA, 2., 17-19 maio 2023, online. Anais do II SILSEM... Chapecó: UFFS, 2024.

BEZERRA, C. A.; QUARESMA, M. Desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores no contexto do Estudo de Aula. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 325-349, 2023.

CAMPOS, J. S. K.; SOUZA, M. A. V. F. Formação de professores para aula de Resolução de Problemas a partir de um Lesson Study: contribuições, constrangimentos e desafio. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA - (SILSEM), 1. Anais [...]. Vitória: Edifes Parceria, 2023.

CAMPOS, J. S. K. Formação de professores para aula de Resolução de Problemas a partir de um Lesson Study: contribuições, constrangimentos e desafios. 2020. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santos, Vila Velha, ES, Brasil, 2020.

COELHO, F. G. A metodologia da lesson study na formação de professores: uma experiência com licenciandos de matemática. 2014. 59 f. 2014. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2014.

CORRÊA, C. C. M. Formação de professores e o estágio supervisionado: tecendo diálogos, mediando a aprendizagem. Educação em Revista, v. 37, p. e29817, 2021.

COSTA, E. de M.; SILVA, E. J. A. da. O ensino da área do triângulo por meio da Lesson Study: Uma experiência com Estágio supervisionado. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA, 2., 17-19 maio 2023, online. Anais do II SILSEM... Chapecó: UFFS, 2024.

FÉLIX, T. F. Pesquisando a melhoria de aulas de matemática seguindo a proposta curricular do estado de São Paulo, com a metodologia da pesquisa de aulas (lesson study). 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

FONÇATTI, M. C. A Lesson Study como contexto formativo para o programa de residência pedagógica em um curso de licenciatura em Matemática. 2022. 211 f. Tese de Doutorado – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2022.

FONÇATTI, M. C.; MORELATTI, M. R. M. A Lesson Study com contexto para o estágio das Licenciaturas em Matemática: Por que utilizá-la? Educere et Educare, v. 14, n. 32, p. 10-17648/educare. v14i32. 22526, 2019.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista Usp, n. 100, p. 33-46, 2014.

GONÇALVES, K. V.; FIORENTINI, D. Origens e apropriação cultural do Lesson Study:: contribuições à aprendizagem do professor que ensina Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 12, n. 29, p. 226-249, 2023.

MAKINAE, N. The original and development of lesson study in Japan. In: HUANG, Rongjin; TAKAHASHI, A.; PONTE, J. P. (orgs.). Theory and practice of lesson study in mathematics: An international perspective. [S. l.]: Springer, 2019. p. 169–181.

MORAES, F. R. F. O Desenvolvimento do Conhecimento Didático de Futuros Professores de Matemática com o Estudo de Aula e Robótica Educacional. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA - (SILSEM), 1. Anais [...]. Vitória: Edifes Parceria, 2023.

MURATA, A. Introduction: conceptual overview of lesson study. In: HART, L. C.; ALSTON, A.; MURATA, A. (Orgs.). Lesson study research and practice in mathematics education. New York: Springer, 2011. p. 1-12.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.

PAINE, L. preface: Historical and Cultural Perspectives on Lesson Study in Japan and China. In: HUANG, Rongjin; TAKAHASHI, A.; PONTE, J. P. (orgs.). Theory and practice of lesson study in mathematics: An international perspective. [S. l.]: Springer, 2019. p. 163–167.

PEREIRA, F. V.; DE LIMA, F. J.; ALVES, F. R. V. Desafios e possibilidades do curso de Licenciatura em Matemática e a formação inicial docente: uma reflexão a partir da revisão sistemática de literatura (RSL). REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, p. e24019-e24019, 2024.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 8. ed. Cortez Editora, 2017.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 5. ed. Cortez Editora, 2010.

PONTE, J. P. da; PINA NEVES, R. da S.; MACEDO, A. D. R. de; QUARESMA, M. Formación inicial de profesores de Matemáticas: una experiencia de intercambio internacional a partir de los estudios de aula. PARADIGMA, Maracay, v. 44, n. 2, p. 213–240, 2023.

RODRIGUES, C. O.; QUARESMA, M.; PONTE, J. P. Estudo de aula no estágio curricular supervisionado: revelando crenças de futuros professores de matemática. Zetetiké, v. 32, p. 1-22, 2024.

SAMPAIO, R.; MANCINI, M. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, n. 1, p. 83–89, jan. 2007.

SILVA, A. Dias R. de M. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 2020. 260 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, PE. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2020.

SILVA, E. J. A. da; COSTA, E. de M. Reflexões acerca da Lesson Study no Estágio Curricular Supervisionado de Matemática: uma experiência no Ensino Médio. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA, 2., 17-19 maio 2023, online. Anais do II SILSEM... Chapecó: UFFS, 2024.

SILVA, E. J. A. da; BELLEMAIN, P. M. B. Pesquisas brasileiras sobre estudo de aula na formação inicial de professores de matemática. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: a Educação Matemática num mundo pós-pandêmico. Anais...Campina Grande, UEPB, 2024. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/6sipemat/800343-pesquisas-brasileiras-sobre-estudo-de-aula-na-formacao-inicial-de-professores-de-matematica. Acesso em: 11 de ago. 2025

SILVA, E. J. A. da. O estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática: desafios e superações no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. 2025. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62022. Acesso: 15 de Jul. 2025.

SOUZA, C. da F. Estudo de aula de matemática com robótica educacional na formação inicial do professor de matemática. 2021. 449 f. Doutorado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.

UTIMURA, G. Z.; BORELLI, S. de S. CURI, E. Lesson Study (Estudo de Aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7485343. Acesso em: 19 de julho de 2022.

Downloads

Publicado

31-08-2025

Como Citar

Alcântara da Silva, E. J., & Moreira Baltar Bellemain, P. (2025). Desafios e superações do Estudo de Aula no estágio curricular supervisionado em Matemática: uma revisão sistemática da literatura . Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–23. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10399

Edição

Seção

Artigos Científicos