Um investigação dos Saberes Docentes mobilizador por Professores que ensinam Ciências e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10364Resumo
Este trabalho teve por objetivo investigar que saberes são mobilizados por professores que
ensinam Ciências/Matemática em suas práticas pedagógicas na sala de aula. Para tal, realizamos uma
Pesquisa Exploratória junto a professores que ensinam as referidas disciplinas, a partir de suas narrativas
sobre como eles conduzem os processos de ensino e de aprendizagem em suas salas de aula e as
motivações que os levaram a adotar essas abordagens. Com base nas narrativas foi possível identificar
a mobilização integrativa de diferentes saberes, tais como Saberes Disciplinares, Saberes Curriculares e
Saberes Experienciais (Gauthier et. al., 1998; Tardif, 2002), Saberes das Ciências da Educação (Gauthier
et. al., 1998) e Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Shulman, 1986). Desse modo, os resultados
obtidos reforçam o caráter profissional da atividade docente, evidenciada principalmente pela
mobilização de saberes singulares dessa profissão, além do que, também contribui para a quebra do
paradigma de que para ser um bom professor basta dominar o conteúdo da disciplina ou nascer com uma
predisposição ao ofício de ensinar.
Downloads
Referências
GATTI, B. A Formação do Professor da Educação Básica: um panorama das questões
fundamentais. Youtube, 19 de maio de 2019. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=NnZXyDT4PDM. Acesso em 14 de fevereiro de 2025.
GAUTHIER, C. ET AL. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o
saber docente. 3ª Ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2013.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
PEREIRA, J. E. D. Da Racionalidade Técnica à Racionalidade Crítica: formação docente e
transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade.
Naviraí/MS, v. 01, n. 01, p. 34-42, 2014.
SHULMAN, L. Those who understand: the knowledge growths in teaching. Educational
Researcher. v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 8ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes,
2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Paranaense de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.







