Um investigação dos Saberes Docentes mobilizador por Professores que ensinam Ciências e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10364

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar que saberes são mobilizados por professores que
ensinam Ciências/Matemática em suas práticas pedagógicas na sala de aula. Para tal, realizamos uma
Pesquisa Exploratória junto a professores que ensinam as referidas disciplinas, a partir de suas narrativas
sobre como eles conduzem os processos de ensino e de aprendizagem em suas salas de aula e as
motivações que os levaram a adotar essas abordagens. Com base nas narrativas foi possível identificar
a mobilização integrativa de diferentes saberes, tais como Saberes Disciplinares, Saberes Curriculares e
Saberes Experienciais (Gauthier et. al., 1998; Tardif, 2002), Saberes das Ciências da Educação (Gauthier
et. al., 1998) e Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Shulman, 1986). Desse modo, os resultados
obtidos reforçam o caráter profissional da atividade docente, evidenciada principalmente pela
mobilização de saberes singulares dessa profissão, além do que, também contribui para a quebra do
paradigma de que para ser um bom professor basta dominar o conteúdo da disciplina ou nascer com uma
predisposição ao ofício de ensinar.

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Biografia do Autor

Renan Dias, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2020). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2022). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará. É Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) e da Universidade da Amazônia (UNAMA). É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Matemática da UNAMA. Atualmente ocupa o cargo de Primeiro Secretário da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Pará (SBEM-PA) no triênio 2023-2026. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Ensino de Matemática (GEHEM), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA).

Ivanessa Silveira, Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela UFPA, Pedagoga, Especialista em Educação profissional Integrada a educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, professora dos Anos Iniciais e EJA. Atua como professora-formadora no Centro Educacional de Inovação Tecnológica e Computacional de Belém, na Secretaria Municipal de Educação. Desenvolve pesquisas na área da formação de professores, EJA, Educação Inclusiva, Tecnologias Educacionais e Ensino de Ciências. Participou dos Grupos de Pesquisa (Trans)Formação e Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão) do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA.

Fábio da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA); Mestrado em Ensino da Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (UEPA) Especialização em Educação Matemática (UFPA); Especialização em Gestão e Orientação Escolar (UNINTER-PR); Especialização em Educação Especial (UCDB-MT); Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UCAM-MG); Especialização em LIBRAS (UCAM-MG). Graduação em Matemática (UFPA); Graduação em Letras Língua Portuguesa (UEPA). Graduação em Pedagogia (UNINTER). Atuou na Educação Básica por quinze anos, destes seis destinados à Educação Especial com ênfase na educação de Surdos. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa em Linguística, Educação e Literatura (LELIT) da Universidade do Estado do Pará e do Grupo de Pesquisa (Trans)Formação da Universidade Federal do Pará (PPGECM-IEMCI). Desenvolve pesquisa sobre Ensino de Língua; Discalculia do Desenvolvimento; Educação de Surdos e Formação de Professores da Educação Básica

João Brandemberg, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará(1992), mestrado em Matematica pela Universidade Federal do Pará(1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2009). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará, Revisor de periódico da Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM e Revisor de periódico da REAMEC - Revista da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação, Pensamento matemático avançado, Imagem conceitual, História da Matemática, Ensino de Álgebra

Referências

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fundamentais. Youtube, 19 de maio de 2019. Disponível em:

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2002.

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

Dias, R., Silveira, I., da Silva, F., & Brandemberg, J. (2025). Um investigação dos Saberes Docentes mobilizador por Professores que ensinam Ciências e Matemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–18. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10364

Edição

Seção

Artigos Científicos