A visão de licenciandos em Pedagogia sobre o Ensino de divisão via Resolução de Problemas
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.10274Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a visão de licenciandos em Pedagogia quando perpassam por um processo de ensino do conceito de divisão via Resolução de Problemas. Utilizando uma abordagem qualitativa e a observação participante, a pesquisa foi desenvolvida com 12 licenciandos do curso de Pedagogia de uma universidade pública do Norte do Paraná, na qual trabalhamos as quatro etapas da proposta de organização do ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos, sendo elas: a) o uso do problema como ponto de partida, b) formação do conceito, c) definição do conteúdo e d) aplicação em novos problemas. Os dados foram coletados por meio de um questionário e de um problema, resolvido pelos participantes. Para a análise desses dados, utilizamos a Análise de Conteúdo. Nossos resultados revelam que os participantes da pesquisa consideram importante ensinar a Matemática com estratégias diferenciadas, despertando o interesse e incentivando a participação dos alunos. Ademais, a Resolução de Problemas trabalhada desta forma possibilitou a compreensão das características conceituais de divisão, como o motivo de não existir a divisão por zero. Concluímos que a inclusão da Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem nos currículos dos cursos de Pedagogia pode fortalecer a formação de futuros professores.
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