A visão de licenciandos em Pedagogia sobre o Ensino de divisão via Resolução de Problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.10274

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a visão de licenciandos em Pedagogia quando perpassam por um processo de ensino do conceito de divisão via Resolução de Problemas. Utilizando uma abordagem qualitativa e a observação participante, a pesquisa foi desenvolvida com 12 licenciandos do curso de Pedagogia de uma universidade pública do Norte do Paraná, na qual trabalhamos as quatro etapas da proposta de organização do ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos, sendo elas: a) o uso do problema como ponto de partida, b) formação do conceito, c) definição do conteúdo e d) aplicação em novos problemas. Os dados foram coletados por meio de um questionário e de um problema, resolvido pelos participantes. Para a análise desses dados, utilizamos a Análise de Conteúdo. Nossos resultados revelam que os participantes da pesquisa consideram importante ensinar a Matemática com estratégias diferenciadas, despertando o interesse e incentivando a participação dos alunos. Ademais, a Resolução de Problemas trabalhada desta forma possibilitou a compreensão das características conceituais de divisão, como o motivo de não existir a divisão por zero. Concluímos que a inclusão da Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem nos currículos dos cursos de Pedagogia pode fortalecer a formação de futuros professores.

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Biografia do Autor

Laís Vitória Lazarini, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de  Maringá (UEM). E-mail: laislazarini15@gmail.com – ORCID: https://orcid.org/0009-0008-8920-8321.

Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2016) e Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2018), ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Possui Doutorado em Educação Para a Ciência e a Matemática (2023) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É professor na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus Apucarana. Participa do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática - GERPEM/UEM. Tem experiência na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas. formação de professores, resolução de problemas, tecnologias no ensino e revisão sistemática. 

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Matemática (2005), mestre (2008) e doutor (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru-SP. Professor Associado nível B do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da UEM. Membro do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de professores da Educação Básica, da UEM. É Coordenador da área de Matemática do PIBID da UEM (2022-2024). É líder do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática (GERPEM). Atua na área de Educação Matemática, abordando os seguintes temas: resolução de problemas (ensino e aprendizagem), Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, formação de conceitos geométricos. É membro do grupo de pesquisa nacional, denominado Rede de Grupos de Pesquisa em Resolução de Problemas no Brasil, criado em 2022.

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Publicado

30-04-2025

Como Citar

Lazarini, L. V., Mendes, L. O. R., & Proença, M. C. de. (2025). A visão de licenciandos em Pedagogia sobre o Ensino de divisão via Resolução de Problemas. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–26. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.10274

Edição

Seção

Artigos Científicos