Práticas docentes em Matemática e concepções acerca da Discalculia do Desenvolvimento
possíveis relações
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10106Resumen
Com o presente artigo, de cunho qualitativo, objetiva-se investigar as concepções dos(as) professores(as) de Matemática acerca da Discalculia do Desenvolvimento (DD) e as possíveis relações entre essas concepções e as práticas docentes. Para a produção de dados, elaborou-se um roteiro de entrevista semiestruturada, o qual foi aplicado a cinco professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra. Com a transcrição, partiu-se para o processo de unitarização e categorização dos dados para a posterior análise. Dos dados produzidos, emergiram quatro temas convergentes: Concepções docentes acerca da discalculia e dos estudantes com esse transtorno; Formações docentes e a contribuição para as práticas pedagógicas do(a) professor(a); Práticas pedagógicas docentes para o ensino de matemática para estudantes com discalculia; e Aspectos necessários para a inclusão de estudantes com DD em sala de aula. Evidenciou-se que os(as) professores(as) de Matemática têm conhecimento insuficiente em relação à DD, não tiveram em suas formações abordagens sobre a DD e, consequentemente, não estão preparados(as) para atuarem com esses estudantes em uma perspectiva inclusiva. Ressaltou-se nos depoimentos que os alunos com DD necessitam de atendimentos direcionados para o seu aprendizado e as políticas educacionais precisam ser mais específicas para ampliar a abrangência do público-alvo da Educação Especial e garantir a todo estudante o direito à aprendizagem, incluindo aqueles com DD.
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