Pensamento geométrico, visualização e imaginação no ensino de geometria
estratégias com materiais concretos na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10095Resumo
As representações gráficas desempenham papel fundamental no ensino de geometria, pois favorecem o desenvolvimento do pensamento geométrico, da visualização e da imaginação. Este estudo investigou como doutorandos em Ensino de Ciência e Matemática aplicam essas habilidades em uma disciplina de geometria, por meio de atividades práticas com materiais concretos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com oito participantes. Para a coleta de dados, foram utilizadas tarefas práticas e formulários eletrônicos, que asseguram respostas sequenciais e autênticas. A análise dos dados foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa e interpretativa, com base nas respostas escritas dos participantes, articuladas com referenciais teóricos da educação matemática para identificar avanços, dificuldades e estratégias no desenvolvimento do pensamento geométrico, da visualização e da imaginação. As atividades propostas envolveram a formulação de conjecturas, o uso da imaginação e a manipulação de tiras de papel para a construção e a análise de quadriláteros. Os resultados indicaram avanços no desenvolvimento do pensamento geométrico e da visualização, além de evidenciar dificuldades como a previsão de relações geométricas e a identificação de propriedades. Conclui-se que o uso de atividades interativas com materiais concretos pode potencializar a aprendizagem geométrica ao integrar teoria e prática. O estudo reforça a necessidade de formar educadores aptos a explorarem metodologias que promovam visualização e imaginação, fortalecendo o ensino de geometria.
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