Pensamento geométrico, visualização e imaginação no ensino de geometria

estratégias com materiais concretos na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10095

Resumo

As representações gráficas desempenham papel fundamental no ensino de geometria, pois favorecem o desenvolvimento do pensamento geométrico, da visualização e da imaginação. Este estudo investigou como doutorandos em Ensino de Ciência e Matemática aplicam essas habilidades em uma disciplina de geometria, por meio de atividades práticas com materiais concretos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com oito participantes. Para a coleta de dados, foram utilizadas tarefas práticas e formulários eletrônicos, que asseguram respostas sequenciais e autênticas. A análise dos dados foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa e interpretativa, com base nas respostas escritas dos participantes, articuladas com referenciais teóricos da educação matemática para identificar avanços, dificuldades e estratégias no desenvolvimento do pensamento geométrico, da visualização e da imaginação. As atividades propostas envolveram a formulação de conjecturas, o uso da imaginação e a manipulação de tiras de papel para a construção e a análise de quadriláteros. Os resultados indicaram avanços no desenvolvimento do pensamento geométrico e da visualização, além de evidenciar dificuldades como a previsão de relações geométricas e a identificação de propriedades. Conclui-se que o uso de atividades interativas com materiais concretos pode potencializar a aprendizagem geométrica ao integrar teoria e prática. O estudo reforça a necessidade de formar educadores aptos a explorarem metodologias que promovam visualização e imaginação, fortalecendo o ensino de geometria.

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Biografia do Autor

Mauricio Ramos Lutz, Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete

É doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN), mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Matemática, Mídias Digitais e Didática pela UFRGS e licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), ligado à UFN e Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEPTec), ligado ao IFFar.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5099730179818142

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

É doutor em Educação (Matemática) pela Universidade Federal do Paraná́ (UFPR), mestre em Matemática Pura e Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e licenciado em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0314545667166824

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

Ramos Lutz, M., & Carlos Pinto Leivas , J. (2025). Pensamento geométrico, visualização e imaginação no ensino de geometria: estratégias com materiais concretos na formação de professores. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–22. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10095

Edição

Seção

Artigos Científicos