Expansão multicultural e argumentação colaborativa no voluntariado educativo: uma experiência investigativa

Autores

  • Marcela Moura Motta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Fernanda Coelho Liberali Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.9.211-231

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar de que modo as ações dos participantes do voluntariado educativo de uma escola da rede privada da cidade de São Paulo instigam expansão multicultural. O foco são atividades realizadas por esses participantes em um Centro da Criança e do Adolescente, juntamente aos alunos da rede pública de ensino. O artigo realiza um estudo pautado na Teoria Sócio-Histórico-Cultural, nos estudos da Argumentação e da multiculturalidade. Resulta na relação entre os sujeitos em constante ligação na produção de múltiplos significados, colaborando para a criação de sentidos e significados dos participantes. Trata-se de uma pesquisa crítica de colaboração, que tem como pressuposto não apenas observar e descrever contextos, mas interferir neles, compreendendo-os e transformando-os, em um movimento único. Embora os dados mostrem expansão multicultural na atividade do voluntariado educativo, os resultados indicam que a pesquisadora-participante poderia ter articulado melhor a argumentação e possibilitado que mais contradições ocorressem para a expansão multicultural.

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Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo