As contribuições dos estudos de Granovetter para o debate sobre o processo de tessitura de laços e redes no contexto da inserção profissional de egressos do ensino superior

Autores

  • Adriana Lucinda de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Luiz Everson da Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.7.103-114

Resumo

O presente artigo aborda o conceito de embeddedness, a partir da concepção teórica de Mark Granovetter para a análise da interferência dos laços fortes, laços fracos e redes no processo de inserção profissional de jovens após a conclusão do ensino superior. Essa discussão ganha complexidade no atual contexto de profundas transformações no mundo do trabalho, expressas na organização econômica e produtiva, caracterizadas pela incerteza, transitoriedade, fluidez nas relações pessoais e profissionais. Os jovens têm experenciado uma variedade de vulnerabilidades que interferem na tessitura de laços e redes. Diante disso, abordamos quatro tipos de embeddedness: cognitivo, cultural, social e político na análise de inserção profissional e acrescentamos que as características do sujeito, sua trajetória educacional, a região onde reside, a área de disciplinar de formação são alguns elementos que compõem a capacidade de tecer laços e redes.

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Publicado

2020-10-14

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo